Fim de ano: 6 dicas de feng shui para renovar sua casa

Fim de ano - Detalhe da Cabeçeira da cama com as cores do Feng shui

Todo fim de ano trás a esperança de que o ano novo traga mudanças e melhorias para todos os aspectos da vida. Que tal dar uma forcinha para essa transformação com o feng shui para casa?

Em sua origem chinesa, o termo feng shui é uma onomatopeia dos barulhos do vento e da água — fon suei — que representariam as forças necessárias para conservar as energias positivas de um espaço e redirecionar as negativas.

Veja as 6 dicas que selecionamos para você renovar sua casa e começar o ano novo com o pé direito!

1. Mude as cores das paredes

Neste fim de ano nada melhor que as paredes renovadas para marcar o início de um novo ciclo. No entanto, as cores proporcionam um efeito terapêutico que deve ser considerado na escolha das tintas e papéis de parede. Por exemplo:

Mesinha lateral redonda amarela estudo

Amarelo

Estimula a alegria e a espontaneidade, melhorando a saúde física e mental. Use-a nas áreas de trabalho e estudo.

Azul

Potencializa a sabedoria, a intuição e a espiritualidade. Pode ser aplicada na sala, no quarto do casal ou das crianças e no espaço para meditação.

Verde

Auxilia na conquista de objetivos, na inspiração e no início de novas etapas e desafios. É perfeita para quartos infantis.

Rosa

Refere-se a intenções puras, amor e felicidade com a união do material (vermelho) e espiritual (azul). Ótima para a entrada, corredores e dormitórios.

 

Cinza

Simboliza a solução de conflitos e a harmonia. Utilize-a na sala de estar ou em outros ambientes para receber convidados.

Branco

É a cor da purificação e da limpeza. Pode ser usada na cozinha, na área de serviço, nos banheiros e também nas portas e janelas de todos os ambientes.

2. Organize tudo em seu devido lugar

Uma das promessas de fim de ano que quase todo mundo faz é arrumar a bagunça, seja ela de um comodo ou da mesa do escritório, mas no feng shui está promessa significa também garantir o fluxo de energia.

Uma casa sem bagunça deixa o espaço livre para a circulação das boas energias. Por isso, deixe sempre os objetos organizados e lembre-se de lavar todas as cortinastapetes, almofadas e travesseiros.

Também arrume os objetos em seus respectivos cômodos, determinando um local para tudo. Assim será mais fácil manter a organização durante o ano.

3. Retire o que não será mais usado

Aproveite a limpeza para separar o que não será mais utilizado. Objetos quebrados e sem uso são forças paradas que desestabilizam as boas energias dos ambientes. De acordo com o estado de conservação deles, você poderá doar ou reformar.

Sim! E por que não reformar, muitas vezes temos o habito de descartar objetos pois ele não faz mais sentido onde ele esta e por que não dar um novo significado a peça, ressignificar.

Muitas marcas famosas estão tendo esta iniciativa, com forte apelo ecológico é uma forte tendencia na decoração e chamando de upcycling, vale a pena pensar nisso!

4. Atraia boas energias para seu lar no fim de ano

Há várias maneiras de manter sua casa bem energizada. Você pode aproveitar o fim de ano para:

  • ter arranjos com flores naturais;
  • pendurar quadros com paisagens; e
  • trazer elementos da cultura asiática para decorar e canalizar boas energias.

5. Monte a árvore de Natal perfeita

Uma das tradições de fim de ano que mais unem as famílias é a montagem da arvore de Natal e por que não aproveitar este momento para energizar a casa.

De acordo com o feng shui, os melhores locais para montar a sua árvore são o centro da sala — onde as energias se concentram — ou no canto esquerdo a frente de quem entra pela porta principal — a área da prosperidade.

Ponha muitos enfeites e preencha sua parte inferior com caixas de presentes. Para ter um ciclo energético completo, certifique-se de representar todos os cinco elementos através das cores da decoração: fogo (vermelho), terra (amarelo), metal (branco e dourado), água (azul) e madeira (verde).

6. Aplique o feng shui para casa o ano todo

Você não precisa esperar dezembro para energizar a casa. Práticas como organização e limpeza dos ambientes, utilização de flores, velas e incensos e a representação dos elementos na decoração podem e devem ser repetidas durante o ano inteiro.

Aplicando o feng shui para casa, seu lar ficará com os ambientes mais leves, harmonizados, aconchegantes e você se sentirá mais vibrante, entusiasmado e disposto a encarar novos desafios e conquistas.

Agora que você já sabe como renovar as energias da casa com o feng shui, convide toda a família para colocar o que aprendeu em prática. Não se esqueça de nos contar os resultados comentando aqui no post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This