Guia: faça uma decoração linda e prática para receber amigos

  • Home
  • Dicas
  • Guia: faça uma decoração linda e prática para receber amigos

Na hora de decorar, a principal coisa a ser levada em conta é a preferência do morador. Se você é uma pessoa mais reservada, por exemplo, a decoração deve estar voltada principalmente para o seu próprio conforto. Mas se você é daquelas pessoas que adoram uma casa cheia, a decoração deve trazer conforto para todos na hora de receber amigos em casa

Isso se aplica desde a escolha dos móveis até os detalhes no dia do evento. Afinal, se você quer que as pessoas optem por ir na sua casa, você deve proporcionar a experiência o mais agradável possível.

Pensando nisso, criamos um guia rápido para te ajudar a transformar sua casa no principal point do seu grupo de amigos. Confira: 

1. Tenha o objetivo em mente desde o início

Ajuda bastante se você já planejar sua casa sabendo que seu objetivo é receber pessoas bem. Isso vai desde a escolha do apartamento ou casa — que, de preferência, devem ser espaçosos — até o posicionamento dos móveis, crucial para melhor aproveitamento dos ambientes.

É claro que há formas de ser um bom anfitrião mesmo em lugares que não foram pensados com esse intuito, mas esse planejamento prévio só facilitará as coisas para você. 

Também vale a pena manter isso em mente na hora da escolha dos móveis. Dê prioridade às peças funcionais que permitam que você acomode mais pessoas, como um bom sofá-cama. 

2. Assegure que todos tenham onde sentar

É importante ter noção de quantas pessoas a sua casa pode receber confortavelmente. Para evitar que alguém tenha que ficar de pé ou no chão, assegure-se que todos tenham onde sentar. Na hora de decorar, invista em cadeiras, puffs, poltronas e sofás bem espaçosos. 

O mesmo vale para a mesa de jantar. Se os seus convidados estão lá para uma refeição, não ter lugares à mesa o suficiente pode gerar uma situação desconfortável que pode ser facilmente evitada.

3. Traga aconchego nos detalhes

A sensação de aconchego vem nos detalhes, como tapetes nos quais todos possam sentar para fazer uma atividade juntos, almofadas abundantes e velas aromáticas acesas (e longe do alcance das pessoas que estiverem bebendo). 

Ao receber amigos em casa, saiba que esses pequenos toques fazem toda a diferença e deixam as pessoas muito mais à vontade, o que contribui para a impressão delas da sua casa e até no aproveitamento da noite.

4. Invista em um bar

Ter um bar em casa dá um ar charmoso ao ambiente. Ele nem precisa tomar tanto espaço: pode ser improvisado — um aparador simples e estantes com as bebidas já cumprem esse papel — ou de carrinho, que são bem menores e ainda podem facilitar na hora de servir seus amigos. 

Toda vez que sobrar alguma coisa, você pode deixar nele e usar isso como pretexto para já marcar o próximo encontro com seus convidados. 

5. Use e abuse de objetos que comecem conversas

Receber pessoas pode ser uma tarefa meio complicada, afinal não é fácil manter sempre o entretenimento. Por isso, apostar em objetos que comecem conversas é uma ótima solução para evitar momentos constrangedores em silêncio. 

Plaquinhas divertidas nas paredes, decorações que remetam a filmes ou séries populares, fotos e lembranças de viagens que você já tenha feito e até objetos que sejam peculiares e levantem perguntas. Esse tipo de coisa pode ajudar a iniciar uma conversa bem divertida!

6. Reaproveite itens para decorar a casa

Decorar não é sinônimo de gastar muito dinheiro. Uma boa dica é procurar no Pinterest formas de reaproveitar objetos que você já tenha em casa — por conta das reuniões frequentes — e se jogar nos tutoriais que encontrar por lá, como esse de um vaso de flores feito de garrafas de refrigerante

Além de deixar sua casa mais personalizada, essa sugestão também é uma forma de iniciar conversas. Seus convidados provavelmente ficarão curiosos sobre as novas adições à casa e você pode explicar como as fez. 

7. Vá além do esperado na hora de arrumar a mesa

Todo mundo gosta de ter tratamento especial, não importa onde estão. Isso também vale para a sua casa. Por isso, exceder as expectativas dos seus amigos e preparar uma mesa especial para a ocasião é uma aposta certa.

Troque os guardanapos de papel pelos de tecido, coloque os pratos empilhados na ordem em que vão ser usados e use uma toalha de mesa que tenha a ver com o momento.

Além disso, você pode até imprimir um pequeno menu de brincadeira ou criar drinks especiais para a data, com nomes inspirados em coisas que você e seus amigos gostam.

8. Aposte em temas

Se você fizer muitas reuniões na sua casa, pode ser que, eventualmente, elas comecem a entrar em um tipo de rotina. Para fugir do “mais do mesmo”, que tal realizar eventos temáticos? Eles podem ser baseados na época do ano — em outubro, você pode fazer uma festa de Halloween — ou em coisas que você e seus amigos gostam, como “noite de cinema”. 

Novamente, você pode procurar dicas no Pinterest ou em outros sites para improvisar decorações de acordo com o tema escolhido. Se quiser, você pode até pedir que os convidados venham vestidos de uma certa forma. Tudo isso contribui para dar um novo ar para sua casa e as festas que você fizer nela.

9. Saiba entreter

Não basta simplesmente receber seus amigos em casa sem nenhum tipo de preparo, é importante que você saiba entretê-los e tenha meios para isso.

Convidá-los para assistir ao novo episódio da série que vocês gostam na sua casa, por exemplo, é a certeza de que todos vão se divertir. Se você pretende que isso se torne um hábito, talvez seja uma boa ideia investir em um telão.

Você também pode manter jogos de cartas ou tabuleiro em casa para essas ocasiões. Nesse caso, lembre-se de checar se tem espaço para todos sentarem ao redor da mesa ou se seus móveis estão posicionados de forma que dê para afastá-los facilmente para que todos sentem no chão. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de decoração para receber amigos em casa. Siga o nosso Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do universo da decoração e dos nossos produtos. 

Créditos: Projeto e Designer BETO TOZI 

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This