Veja quais são os melhores tipos de tapete para cada cômodo da casa

  • Home
  • Dicas
  • Veja quais são os melhores tipos de tapete para cada cômodo da casa

Escolher entre os mais variados tipos de tapete é uma tarefa que vai muito além do que fica bonito e combina com sua paleta de cores. Também é preciso levar em conta qual função eles teriam em cada ambiente e tomar sua decisão com base nisso.

Pense bem: um tapete que fica no chão do banheiro, por exemplo, precisa ser composto por um material que pode ser molhado sem causar danos, já que, na maioria das vezes, ele serve como apoio na hora de sair do banho. Já o da sala não precisa desse cuidado. 

Para te ajudar a escolher os que melhor se adéquam às necessidades de cada cômodo, criamos um pequeno guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Para a sala

A sala de estar é, provavelmente, o ambiente que mais precisa estar em ordem na sua casa — afinal, é nela que as visitas passam a maior parte do tempo. 

Nela, o tapete serve como mais do que uma decoração e costuma também ser considerado como um lugar para sentar. Por isso, é preciso que eles sejam confortáveis e fáceis de manter limpos. O ideal é apostar nos de tecido, especialmente os felpudos. 

Tipicamente, há um grande espaço entre o sofá e a televisão que muitos optam por preencher com uma peça grande. Na hora de decidir o tamanho, lembre-se que eles devem sempre entrar pelo menos 15 cm sob os móveis. 

Para a sala de jantar

Como é um ambiente que envolve comida, é preciso priorizar tapetes que facilitam a limpeza, com materiais impermeáveis como palha.

Mantenha em mente também que é essencial que ele cubra o espaço embaixo das cadeiras e da mesa mesmo quando elas estão afastadas — caso contrário, isso pode gerar um desnível que pode deixar as refeições menos confortáveis.

Para a cozinha

A maioria dos pisos de cozinha são lisos. Junte isso com o fato que esse é o ambiente onde as pessoas mais perambulam de um lado para o outro durante o preparo das refeições, e o resultado é claro: o risco de acidentes é grande. 

Por isso, além de seguir a mesma regrinha da sala de jantar sobre usar materiais fáceis de limpar, também é preciso investir em tapetes com fundo emborrachado ou antiderrapante. Prevenir nunca é demais! 

Para o banheiro

Como já mencionamos, a preocupação nesse cômodo é com materiais que podem ser molhados sem causar danos a eles. Tapetes de tecido, no geral, são uma ótima solução — mas procure também apostar nos que têm fundo antiderrapante, para evitar quedas.

Para o quarto

Nos quartos, eles têm a função de potencializar a sensação de aconchego. Se você resolver posicioná-lo embaixo da cama, o ideal é que ele se estenda por 60 cm para cada lado dela. Alternativamente, você também pode optar por duas peças retangulares e compridas, uma de cada lado. 

Se o quarto é infantil, procure por materiais antialérgicos e de fácil lavagem. Afinal, é comum que os pequenos passem bastante tempo nele.

Lembrando que, além de tudo isso, também é preciso encontrar os que harmonizem bem com a decoração de cada cômodo — levando em conta as cores, estampas e texturas escolhidas para eles.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e mostrado que diferentes tipos de tapetes são muito mais do que um objeto de decoração, mas também podem servir um propósito na sua casa. E falando nisso, que tal conferir o nosso artigo sobre como a decoração pode ser funcional para o ambiente? Boa leitura!

Projeto Residencial: Erica Terossi Arabicano www.ericadecoradora.com.br

Foto: Renata Magrin 

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This