Festa de réveillon em casa? Veja as 5 melhores dicas de decoração!

  • Home
  • Decoração
  • Festa de réveillon em casa? Veja as 5 melhores dicas de decoração!
Festa de réveillon em casa? Veja as 5 melhores dicas de decoração!

A festa de réveillon é uma celebração maravilhosa, cheia de magia, renovação da esperança, desejos de paz, sucesso, amor e felicidade. Esse momento fica ainda mais especial quando passado junto aos amigos e familiares, afinal, encerrar um ano e começar um novo na companhia dos que amamos reforça ainda mais os motivos para a comemoração.

No entanto, para que o evento seja perfeito e inesquecível por todos é preciso planejamento dos detalhes que vão desde a lista de convidados até a decoração do ambiente. Neste artigo listaremos dicas incríveis de como preparar e decorar uma festa de réveillon em casa. Acompanhe!

Faça uma lista de convidados

Calcule o número aproximado de pessoas que você pretende convidar, elabore uma lista e peça para que confirmem a presença. É importante que você faça isso com certa antecedência, pois muitas pessoas acabam viajando nessa época do ano ou até mesmo confirmando a presença em outra festa.

Saber o número certo de convidados que estarão presentes é fundamental para organizar os demais preparativos como: ambientes da casa que estarão disponíveis para a circulação, cardápio, quantidade de louças, dentre outros. 

Elabore um cardápio que agrade a todos

Entradas, prato principal e sobremesa

Há pratos que são tradicionais na ceia de réveillon e não podem faltar: lentilha, tender, arroz, peixes, carne suína. A eles acrescente outros que você e seus convidados gostam, como por exemplo: saladas diversas, massas com molhos variados, outros tipos de carnes.

É de bom-tom deixar aperitivos à disposição. São boas opções os queijos, canapés, bruschettas, croquetes, muffins, carolinas, conservas, patês e geleias. Os antepastos podem conter frutas tradicionais de festa de réveillon como figos, uvas, damascos e pêssegos. Essas mesmas frutas podem servir como base para as sobremesas, que por sinal são essenciais para finalizar um bom jantar.

Na hora de fazer o convite, é fundamental perguntar se alguém possui alguma restrição alimentar. Algumas podem ter alergias ou intolerâncias. Dessa forma, você poderá oferecer opções a elas também, não havendo qualquer constrangimento. 

Bebidas

Com relação as bebidas, o champanhe é obrigatório, principalmente na hora da virada. Sirva também sucos e refrigerantes por serem opções não alcoólicas. Vinhos e cervejas de qualidade farão toda a diferença. Drinks bem elaborados darão um charme a mais na sua festa, além de também contarem com opções que não levam álcool. 

Um recipiente bem ornamentado de ponche feito com frutas frescas também servirá como decoração, além de ser uma alternativa deliciosa. É uma boa ideia espalhar bebidas pelo lugar da festa em baldes com gelo ou caixas térmicas bem decoradas. Dessa forma evitará congestionamento na cozinha.

Escolha os ambientes da casa que serão utilizados na festa de réveillon

Os ambientes escolhidos devem abrigar com conforto todos os convidados. Certifique-se de que todos terão lugar para se sentar. É importante, também, criar um ambiente de interação para os convidados que não seja somente onde será servida a ceia. Caso você possua uma área externa, deixe-a disponível e bem decorada. Varanda, sacada, área gourmet e sala de estar podem acomodar seus amigos e familiares antes e após a refeição.

Caso suas visitas levem os filhos, reserve um cantinho com brinquedos e jogos para as crianças. Com isso, os adultos podem se divertir mais e as crianças ficarão entretidas em um espaço próprio para elas.

Por fim, capriche na decoração da festa de réveillon

A festa de réveillon pede uma atmosfera mista de elegância e alegria. É baseando-se nisso que a ornamentação é feita. Confira as dicas de decoração para ter uma festa linda:

1. Siga uma paleta de cores

Apesar de uma festa de réveillon tradicionalmente contar com a predominância do branco, é importante introduzir outros matizes no décor. Para fazer isso com harmonia, siga uma paleta de cores. Tons metálicos como dourado e prateado deixam a decoração bastante sofisticada e podem ser usados juntos.

Ou então, opte por uma delas e acrescente outras cores de uma paleta. Já dissemos que a cor principal da decoração será o branco. Então, eleja outras duas cores para serem usadas em média escala e outras duas ou três cores para os detalhes menores. Por exemplo: dourado e prateado; verde-menta, rosa e amarelo. As escolhidas para serem usadas em menor escala podem variar em suas tonalidades.

2. Enriqueça a decoração com iluminação

A iluminação traz todo um charme para a sua decoração, pois tem a capacidade de transformar a atmosfera do ambiente. Para a festa de réveillon, você pode reutilizar velas e as luzinhas do Natal.

As velas também devem estar de acordo com sua paleta de cores. Com relação as luzinhas, opte pelas monocromáticas — as amarelas ou brancas ficam melhores — e que não piscam. Tanto as velas quanto as luzes podem ser colocadas no centro da mesa da ceia e nos aparadores onde ficarão os petiscos.

Para causar um impacto ainda maior, utilize as luzes como uma cascata do teto ao chão em algumas paredes ou emoldurando janelas ou portas. Então, incremente com algum tecido fino e fluido como voil ou tule branco. O efeito fica magnífico.

3. Encha a casa com balões

Os balões sempre criam o clima perfeito para uma festa. Podem ser presos na parede ou teto, ou até mesmo cheios com gás hélio para que flutuem. Há balões metalizados e perolados que combinarão perfeitamente com a sua decoração. Caso queira colocar alguns coloridos, lembre-se de harmonizar com as cores do décor e também de usar o branco em maior quantidade.

4. Use flores para trazer mais alegria à festa

As flores sempre trazem mais vida e alegria em qualquer ambiente. Por esse motivo, não esqueça de usá-las. Faça arranjos lindos para enfeitar a mesa da ceia e dos petiscos, coloque vasos maiores com plantas de maior volume vertical em pontos estratégicos como nos cantos dos cômodos ou entrada dos lugares. Flores brancas reforçarão o clima de festa de réveillon.

5. Faça uma decoração deslumbrante na mesa da ceia

A mesa será o destaque da sua festa e, por isso, precisa ser decorada com bastante dedicação. Escolha a toalha de mesa, louças, arranjos florais e acessórios seguindo a paleta. A toalha em cor clara e neutra destaca ainda mais a decoração. Por ser réveillon, o branco ficará perfeito.

Deixe as cores e estampas para os detalhes como guardanapos, sousplats, arranjos de flores, castiçais das velas e recipientes das comidas. Louças transparentes tendem a sumir na decoração, por isso prefira as de cores claras.

Como você percebeu, não é nada difícil fazer uma decoração linda para sua festa de réveillon. Com planejamento e atenção aos detalhes, você e seus amigos se despedirão desse ano e começarão o próximo com bastante estilo e em um clima perfeito de confraternização.

Se você gostou das nossas sugestões, curta nosso Instagem e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This