Aprenda como decorar a casa com elegância

Decorar uma casa muitas vezes pode parecer algo extremamente difícil, pois é preciso considerar as necessidades e os desejos de todos os indivíduos que nela habitam.

Além disso, mudar o ambiente não se trata somente de ter uma decoração bonita, é preciso se atentar a cada detalhe e pensar com cuidado em como tornar os cômodos aconchegantes, práticos e funcionais, sem sobrecarregar os ambientes.

Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar para você algumas dicas de como decorar a casa e deixá-la sofisticada, prática e harmoniosa. Acompanhe!

Harmonize espaços

Uma casa com ambientes bagunçados e com o acúmulo de móveis pode influenciar no bem-estar e no humor das pessoas, fazendo com que elas fiquem mais estressadas. Por isso, para ter uma decoração harmoniosa é preciso manter a casa bem cuidada e organizada, sendo o ideal projetar os espaços para manter o conforto do recinto.

Vale apostar em móveis sob medida e multifuncionais, como sofá-cama e mesa retrátil, por exemplo, pois estes se adequam às necessidades e ocupam menos espaço.

Analise a funcionalidade de cada ambiente

Ao decorar cada ambiente deve-se considerar a funcionalidade do espaço, uma vez que cada cômodo é único e desempenha finalidades diferentes.

Dessa forma, se você deseja obter um ambiente aconchegante, não deve utilizar a luz LED branca e fria, por exemplo. Essa tonalidade possui maior dinamismo e produz mais fluxo luminoso (conhecido como lúmen). Nesse caso, o mais indicado é a luz LED em branco quente, que possui um tom amarelado e proporciona maior relaxamento.

Por isso, é importante analisar a necessidade de cada ambiente para que não cause um desconforto no futuro.

Escolha a cortina mais adequada

A cortina desempenha um papel importante no momento da decoração, pois além de assegurar a privacidade e reduzir a luminosidade, ela contribui para valorizar o ambiente.

Para isso, é preciso escolher a cortina adequada. Veja!

Modelos curtos

São mais apropriados para quartos infantis, pois além de aproveitar o espaço oferecem um ambiente mais descontraído.

Cortinas blackout

Possuem tecidos específicos para que bloqueiam a luz externa e diminuem ruídos externos. Indicadas para deixar o ambiente mais escuro, podem ser utilizadas no quarto ou na sala.

Tecidos leves e claros

Indicados para salas, esse modelo permite manter a privacidade do ambiente sem perder a luminosidade externa.

Tecidos pesados e escuros

Aquecem o ambiente e retêm o calor, não sendo recomendados para ambientes nos quais o índice solar é mais intenso.

Use almofadas para inovar o cômodo                  

As almofadas podem ser utilizadas para decorar a sala e os quartos. No entanto, é importante avaliar a combinação das cores, modelos e estampas para que esse item não sobrecarregue o ambiente.

As almofadas em cores fortes e chamativas, como amarelo, laranja e vermelho dão aparência divertida e moderna ao ambiente.

Já as almofadas estampadas podem ser combinadas entre si, usando estampas iguais com cores diferentes ou intercalando as almofadas lisas com as estampadas, sendo que a cor lisa tem que estar presente nos detalhes da estampa.

Escolha o papel de parede ideal

O papel de parede pode ser uma ótima opção para criar novos ambientes de maneira mais rápida e econômica sem precisar pintar. Além disso, dependendo do desenho ele pode contribuir para o tamanho do ambiente, causando a impressão de que o cômodo é menor ou maior, espaçoso ou aconchegante.

Desse modo, para ambientes como cozinha e banheiro, que são mais úmidos, é indicado que o papel de parede seja vinílico, uma vez que proporciona o sistema impermeável e impede a umidade.

Nos quartos e sala, o papel de parede pode ser aplicado em apenas uma parede, como detrás da cabeceira da cama ou do sofá, combinado aos detalhes e enfeites do ambiente.

Através das nossas dicas, esperamos ter ajudado você a saber como decorar a casa e evitar uma possível combinação errada que possa arruinar o equilíbrio dos ambientes.

E o que você tem feito para deixar a sua casa elegante e harmoniosa? Conte para a gente nos comentários e compartilhe mais ideias!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This