Entenda a importância da decoração e como ela influencia o ambiente

  • Home
  • Dicas
  • Entenda a importância da decoração e como ela influencia o ambiente

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar naquele antigo ditado: “o que os olhos não veem, o coração não sente”. Ele se torna ainda mais relevante quando o assunto é a importância da decoração. Afinal, a frase dá a entender que o nosso coração pode sentir tudo que os olhos virem. E pode mesmo!

Há toda uma área na Psicologia, chamada Psicologia Ambiental, dedicada a analisar a forma com que as pessoas percebem os ambientes que frequentam e como são influenciadas por eles. Por isso, uma boa decoração é fundamental para estimular o seu bem-estar — e isso não é só porque os cômodos ficam mais bonitos. Continue lendo e confira!

Decoração e funcionalidade têm tudo a ver

Um projeto de decoração feito por profissionais vai muito além do que fica bonito quando colocado junto. Ele também é funcional. Ambientes fechados devem proteger as pessoas do barulho, de chuvas e ventanias, entre outras eventualidades.

O profissional de decoração sabe como organizar os móveis de uma forma que melhor aproveite o espaço e seja mais conveniente para você, que estará nele uma grande parte do seu tempo. Ele também escolhe itens que, além de serem bonitos, também são confortáveis e se ajustam às suas necessidades. Assim, o ambiente funciona muito melhor.

As cores escolhidas podem influenciar seu humor

Deixe a funcionalidade de lado. Pense, agora, no aspecto puramente estético. Há muitos estudos que comprovam que as cores predominantes em um ambiente podem ter um impacto psicológico sobre as pessoas. Não que elas possam nos manipular completamente, mas cada uma tem suas propriedades específicas e provoca sensações diferentes.

O vermelho, por exemplo, é uma cor extremamente forte e que pode até ser percebida como agressiva. O azul tem o efeito oposto, calmante. O amarelo pode inspirar confiança, enquanto o verde é associado ao equilíbrio. Vale a pena pesquisar sobre a psicologia das cores na hora de criar uma paleta.

A iluminação muda a sua percepção do espaço

A luz, tanto natural quanto artificial, é uma grande aliada na hora de valorizar espaços. Com o auxílio de um espelho, pode fazer o ambiente parecer maior do que é. Ela também tem o poder de criar a sensação de calor ou frio, aconchego ou concentração.

Além disso, a iluminação destaca objetos e estruturas que você queira colocar em evidência. Tudo isso contribui para que se sinta melhor naquele local, ajustando-o para o que precisa dele.

Os detalhes trazem personalidade

A diferença que a decoração faz no local em que você vive também está presente no fato de que ela mostra suas preferências e revela traços da sua personalidade. Além disso, você e sua família vão se sentir muito bem em um ambiente mais confortável e aconchegante. Afinal, não há do que reclamar quando estamos cercados das coisas que gostamos, não é mesmo?

Agora que já estabelecemos a importância da decoração na sua casa, que tal conferir alguns dos nossos projetos? Se gostar deles, entre em contato conosco para fazer uma grande mudança para melhor.

CRÉDITO: Projeto CRIA ARQUITETURA 

 

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This