Saiba como organizar um jantar em 7 passos

  • Home
  • Dicas
  • Saiba como organizar um jantar em 7 passos
receber-pessoas-em-casa

Se você ama cozinhar e receber pessoas em casa, então é muito provável que você já pensou em organizar um jantar em casa — seja com seus amigos, com sua família ou até com seus colegas de trabalho. No entanto, essa refeição pode ser um tanto complicada e assustadora para quem não costuma planejar este tipo de evento.

Quando o assunto é ser anfitrião, de nada adianta passar o tempo inteiro se preocupando e não curtindo a noite que você se esforçou tanto para fazer acontecer. Afinal, seus convidados estão ali para aproveitar um pouco da sua companhia.

Por isso, montamos um passo-a-passo que você pode usar para organizar um jantar delicioso e não se estressar no processo. Continue lendo e mãos à obra!

1. Planejamento

Nestas ocasiões, é importantíssimo que você se planeje com antecedência. O evento depende da disponibilidade de várias pessoas, o que significa que você deve avisar os convidados pelo menos uma semana antes, para evitar conflitos de agenda.

Uma vez que você tem uma data em mente e todos estão livres, o próximo passo no planejamento é se organizar. Para facilitar, crie uma lista de coisas que você deve fazer até o dia marcado e risque as tarefas conforme elas forem executadas. Essa dica te dá um maior controle de tudo e ajuda a evitar esquecimentos.

2. Temática

Não deixe a escolha do tema ou do tipo de culinária para a última hora. Se os convidados devem se vestir de acordo com o tema, o ideal é que eles saibam com algumas semanas de antecedência para que se planejem de acordo.

Como alimentação é algo extremamente pessoal, também é necessário que você divida o menu do jantar com quem estará lá. Assim, quem tiver algum tipo de alergia ou restrição alimentar tem a chance de te contar antes, a tempo de preparar um prato diferente para a pessoa — e vocês evitam o que seria uma grande situação constrangedora para todos os convidados.

3. Convidados

Este é o passo mais simples, mas um dos mais importantes: faça uma lista de convidados. Não esqueça de levar em conta maridos, esposas e filhos. É imprescindível que você saiba para quantas pessoas você vai cozinhar!

Se achar necessário, peça para que todos confirmem sua presença e a dos acompanhantes até a data que você for fazer a compra dos ingredientes.

4. Orçamento

Estabeleça um budget para o evento — e também se ele será dividido entre os convidados ou totalmente coberto por você. Uma vez que você tiver estipulado um valor, você pode criar o evento em cima disso.

O cardápio, por exemplo, depende deste valor. Se ele for menor, o ideal é optar por receitas que levem ingredientes mais baratos e fáceis de encontrar. Se ele for mais extravagante, você também pode ser mais extravagante na hora das compras. Lembre-se que esses gastos vão além da comida: você também deve pensar em louça, guardanapos, utensílios necessários e decoração.

5. Decoração

Um ambiente agradável, limpo e bem decorado é essencial para que as pessoas tenham uma boa primeira impressão do jantar, antes mesmo de sentarem à mesa. Separe um tempinho no dia do jantar para fazer uma boa faxina e organizar tudo que estiver fora do lugar na sua casa. Confira mais algumas dicas de decoração abaixo:

Mesa arrumada

É interessante que a mesa já esteja arrumada quando os convidados começarem a chegar. Isso inclui toalha de mesa, jogo americano, pratos, talheres e copos — mesmo que o plano seja beliscar os aperitivos antes de todos se sentarem para a refeição principal. Só a comida deve ser deixada para servir depois.

Também há a opção de usar um esquema similar ao de um buffet, em que as pessoas só passam pela mesa para se servirem. Nesse caso, a arrumação segue a mesma regra: tudo deve estar pronto, com espaços para a comida, que será servida mais tarde.

Toque especial

Não tenha medo de mostrar que fez um esforço para que aquela seja uma noite memorável. São pequenas coisas que podem deixar o jantar ainda mais especial, como marcadores de copos e taças (assim ninguém perde o seu), plaquinhas com o nome dos convidados em seus lugares à mesa e até um cestinho no banheiro com alguns itens essenciais de higiene.

Esses detalhes fazem toda a diferença e mostram o quanto você se dedicou para que a noite fosse agradável.

6. Refeição

Para que tudo esteja um pouquinho mais organizado, crie um guia com a ordem e o horário em que tudo deverá ser servido no dia. Não se preocupe muito com atrasos, este guia é só para a sua organização e não precisa ser compartilhado com os convidados.

Deixe aperitivos à disposição, lembrando sempre de ter opções para quem tiver algum tipo de restrição na dieta. Na hora de servir o jantar, mantenha em mente que os pratos não devem estar apenas deliciosos, como também bem apresentados — e também que combinar a bebida com o que vocês estiverem comendo faz toda a diferença.

De resto, apenas permita-se aproveitar a refeição que você se esforçou tanto para preparar.

7. Entretenimento

Receber as pessoas e mantê-las entretidas pode dar bastante trabalho, especialmente se a sua atenção estiver dividida entre elas e a comida. Por mais que você seja o motivo de todos estarem reunidos no jantar e, considerando que a ocasião também deve ser divertida para você, o segredo é encorajar os convidados a se divertirem sem, necessariamente, depender da sua presença constante.

Apresente quem não se conhece, de preferência comentando sobre algo que eles tenham em comum. Coloque uma boa música para tocar — isso pode transformar completamente um ambiente — e deixe jogos disponíveis que todos possam participar.

No fim do dia, aproveite! Caso se sinta sobrecarregado ou ansioso, demonstre tranquilidade e receptividade quando estiver entre os convidados, pois se o contrário acontecer, eles podem se sentir não muito bem-vindos. Aproveite o jantar, as companhias e a noite, ela também é sua e você merece curti-la depois de tanto esforço.

Esperamos que o nosso guia te ajude a organizar um jantar inesquecível. Se você gostou desse artigo, curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas dicas. Até a próxima!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This