Veja qual é a taça ideal para cada tipo bebida

  • Home
  • Dicas
  • Veja qual é a taça ideal para cada tipo bebida

As regras de etiqueta dizem que, para cada tipo de bebida, existe uma taça ou um copo diferente. Afinal, você sabe o porquê de existirem tais recomendações e como identificar o utensílio certo para tomar vinho, cerveja, coquetel ou mesmo água, por exemplo?

Na verdade, usar corretamente a taça para bebida é algo que costuma confundir a cabeça de muitas pessoas e, por isso, decidimos escrever este post! Pode ser que, no seu dia a dia em casa, essa diferenciação não seja importante, afinal, tudo é tão corrido que mal dá tempo de parar 15 minutos para fazer as refeições.

Porém, para quem gosta de receber visitas aos finais de semana para almoços, jantares ou pequenas celebrações, é interessante se atentar a detalhes, como a composição correta de uma mesa de serviço e a disponibilização dos utensílios que serão usados durante a ocasião.

Para você não ter mais dúvidas sobre o que usar para servir bebidas, explicaremos as diferenças e quais tipos de taças são mais indicados. Confira!

Muito além da etiqueta

Procurando dicas na internet sobre como organizar uma mesa para receber amigos, você pode encontrar milhares de informações e descobrir que existem dezenas de taças disponíveis. No entanto, não se assuste, pois não precisa ter toda essa variedade na sua casa, mas alguns utensílios-chave são o suficiente.

Basicamente, você precisa ter uma taça para vinho tinto, outra para vinho branco e uma terceira para espumante. Se quiser ter uma seleção mais completa, aposte também em uma taça para água, copo para cerveja, além de um copo e taça para coquetel.

Com todas essas opções, será mais fácil deixar as mesas organizadas. Sem contar que bebidas delicadas como vinhos precisam ser servidas nas taças, que contam com hastes que evitam que o calor das mãos altere a temperatura da bebida.

Além disso, o formato do bojo da taça também permite aquele famoso movimento circular, que faz com que os odores da bebida sejam direcionados para o centro, deixando-a mais encorpada.

A taça para bebida, em particular

As taças compridas e com bojo mais fino (onde a bebida é colocada) são perfeitas para servir espumante. Já as taças para vinho tinto possuem um formato de bojo mais arredondado, enquanto as versões para vinho branco têm bojo mais comprido e estreito do que o modelo anterior.

Para servir cerveja, podem ser usados tanto aqueles copos altos com boca larga quanto as típicas canecas de chope. Normalmente, as taças para água e refrigerante são maiores que as de vinho, e as taças para coquetel podem apresentar diferentes formatos.

Copos com boca larga são perfeitos para whisky, já que comportam melhor as pedras de gelo de que a bebida necessita. Os copos pequenos, também conhecidos como shot, podem ser usados para doses de tequila e rum.

O que ter em casa

Não existe uma regra sobe o que você precisa ter em casa, pois vai depender de fatores como os tipos de bebidas mais consumidos e até mesmo o espaço para deixar tudo organizado. Um kit básico com as taças de vinho, espumante e água já é o ideal para atender às necessidades do dia a dia e até mesmo receber os amigos aos finais de semana.

Você já conhecia todas essas informações sobre taça para bebida? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This