Limpeza de Tapetes: 5 dicas para lavá-los em casa

  • Home
  • Dicas
  • Limpeza de Tapetes: 5 dicas para lavá-los em casa

Fazer uma limpeza de tapetes correta é fundamental para garantir a durabilidade e a beleza do acessório. No entanto, a maioria das pessoas não sabe como higienizá-lo de forma adequada. A boa notícia é que, diferente do que muita gente pensa, nem sempre é necessário contratar uma empresa especializada ou utilizar produtos químicos fortes.

Assim, é possível limpar os tapetes em sua própria casa, de maneira simples e rápida! Quer saber como fazer isso? Então, confira 5 dicas que vão facilitar a sua vida!

1. Faça uma lavagem a seco caseira 

Sem dúvidas, a lavagem a seco é uma das formas mais práticas de higienizar tapetes. Realizar o procedimento em casa é bem simples: basta um pouco de bicarbonato de sódio e amido de milho.

Misture partes iguais desses dois ingredientes e adicione algumas especiarias e folhas perfumadas, como alecrim e canela. Feito isso, polvilhe o pó em todo o tecido e deixe agir por 30 minutos. Depois, remova os resíduos com um aspirador.

Além de tirar manchas, essa mistura vai absorver a sujeira das fibras e deixar um cheirinho agradável na peça.

2. Aproveite o poder do vinagre

O vinagre é um poderoso aliado da limpeza. Considerado um desinfetante e neutralizador natural, ele é capaz de remover manchas, matar germes e bactérias e acabar com odores desagradáveis.

Para utilizá-lo no tapete, basta dilui-lo com água — é importante que os líquidos estejam em partes iguais. Depois, é só colocar a mistura em um borrifador e despejá-la sobre o tapete. Se o tecido estiver encardido, adicione um pouco de detergente neutro.

3. Faça um removedor de manchas natural

Se o seu tapete estiver com manchas muito resistentes, é provável que a dica anterior não funcione. Nesse caso, você pode remover as marcas indesejadas com uma solução caseira bem simples de ser feita.

Coloque um litro de água fria em uma batedeira e adicione 1/4 de xícara de detergente líquido. Bata a solução até obter uma espuma homogênea.

Despeje um pouco dessa solução na mancha e esfregue o tecido com uma escova macia. Quando a sujeira desaparecer, limpe o local com um pano úmido e seque-o utilizando um secador de cabelo.

4. Utilize uma proteção ao lavar o tapete na máquina

Se você gosta de praticidade e não dispensa a máquina de lavar, tudo bem! Só não deixe de conferir a etiqueta do tapete, que indica se ele pode ou não ser higienizado dessa maneira.

Mesmo que a “resposta” seja positiva, uma dica é colocar o acessório dentro de um saco ou fronha de algodão. Esse truque evita que o tecido do tapete se desgaste e se deteriore dentro da máquina.

5. Neutralize odores com bicarbonato aromatizado

Fumaça, restos de alimentos e bichos de estimação são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de odores indesejáveis no tecido. Para eliminar o cheiro, uma dica é polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio no tapete e deixar agir por 30 minutos. Depois, basta aspirar o pó como de costume.

Gostou das nossas dicas sobre limpeza de tapetes? Então, siga-nos em nossas redes sociais — FacebookInstagram e Pinterest — e fique por dentro de outras novidades!

Blog Comments

Exatamente o que eu procurava sobre limpeza de tapete. Obrigada!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This