Durabilidade de móveis: como avaliar na hora de comprar?

  • Home
  • Dicas
  • Durabilidade de móveis: como avaliar na hora de comprar?

Você está pronto para comprar aquele móvel que tanto deseja para a sua casa. É nessa hora que vem a seguinte pergunta: será que o produto é de boa qualidade, mesmo? A durabilidade de móveis é sempre uma questão que deve ser bem analisada. Afinal, ninguém quer levar para casa um produto com uma vida útil mais curta.

Sabe aquela expressão “quem vê cara não vê coração”? Pois é, muitas vezes um móvel que parece ser perfeito traz alguns defeitos escondidos. Tudo o que você precisa fazer é ficar atento a alguns detalhes para não ter problema depois, porque o móvel precisa ser muito mais do que um item de decoração.

Neste post, separamos algumas dicas para ajudar você a identificar quais móveis são de boa qualidade para compor a sua casa. Porque você sempre vai merecer o melhor. Vamos lá?

Preste atenção ao tipo de material do móvel

A primeira dica não poderia ser outra. É fundamental que você conheça um pouco quais materiais são duráveis e quais não são. Madeira, alumínio, aço inox e ferro são bastante duráveis. Por exemplo, um armário de MDF, que é composto por fibras de madeira com resinas sintéticas, pode durar cerca de 15 anos.

Mas é preciso reservar uma atenção especial às madeiras. Existe uma variedade de opções de madeira maciça que precisa passar por um tratamento completo para apresentar a beleza que faz a fama desse material.

Também prefira investir um pouco mais e evite comprar um móvel que, no primeiro momento, pode parecer bem mais barato, mas que vai dar muita dor de cabeça depois. Peças cromadas, que podem ser uma opção para o aço inox, tendem a descascar com o tempo. Além disso, móveis laqueados riscam com facilidade.

Prefira sofás e poltronas com tecidos duráveis

Com o tempo, os sofás e as poltronas vão desgastando, principalmente se você tiver animais de estimação em casa. Por isso, é imprescindível optar por tecidos mais grossos e com tramas mais fechadas, como o couro, o vinil, a lona e o brim, por exemplo. Já os tecidos como algodão e seda são mais frágeis. Também é importante proteger o móvel com uma capa impermeável para evitar problemas.

A estrutura também deve ser de alta durabilidade. Madeira maciça e ferro são as mais indicadas. Caso as almofadas do sofá forem removíveis, preste atenção em sua estrutura. Retire-as e veja se há um bloco de espuma envolvido com algodão ou com uma capa protetora interna. Não se esqueça de que almofadas só de espuma são menos confortáveis e duráveis. Além disso, ao apertar os braços e costas, você não deve sentir a moldura através do preenchimento.

Confira o acabamento e como o móvel foi feito

Você sabia que a construção e o acabamento podem ter total influência na vida útil do seu móvel? Por isso, na hora de analisar a qualidade de um produto, não deixe de prestar bastante atenção aos vidros, películas, placas laminadas e tintas que revestem o móvel. Os enfeites e itens de decoração também merecem um olhar especial.

Evite produtos que tenham acabamento com pregos ou colas nos cantos e extremidades. O ideal mesmo é contar com caixilhos de madeira, que aguentam mais peso. E lembre-se de que qualquer cola utilizada não deve ser exibida fora da junta e que boas articulações podem ter parafusos ou cavilhas, mas nunca podem ser grampeadas.

Preste atenção também se a peça foi lixada e pintada de maneira uniforme. Para saber se a madeira é mal-acabada, confira se a superfície está áspera, se há arranhões, se as bordas estão lascadas ou se existem manchas indicando áreas não tratadas o suficiente.

Saiba antes em qual lugar da casa o móvel vai ficar

Cada espaço da sua residência tem uma necessidade diferente. Se quiser o móvel para áreas externas, é essencial que ele seja resistente a fatores climáticos, como chuva, vento, sol e umidade. Para isso, pode optar por móveis feitos de materiais mais resistentes, como aço inox, alumínio, madeiras ou fibras sintéticas. Você também pode usar ceras e processos de impermeabilização para torná-los mais adequados ao ambiente externo.

Outro fator que merece um cuidado especial é para quem tem criança em casa. A escolha do móvel deve ser baseada no conforto e na segurança, sem se esquecer dos materiais mais resistentes, claro.

Procure lojas com credibilidade

Antes de qualquer coisa, procure saber mais sobre aquela loja. Pesquise e confira a opinião de outros consumidores para saber se seus produtos são de boa qualidade. É sempre bom aprender com a experiência de outras pessoas.

Preste atenção em todos os detalhes

Simule o uso do móvel, antes de comprá-lo. Por exemplo, se ele tiver portas e gavetas, abra todas. Veja se as gavetas correm bem, se travam corretamente e se fecham direito. Quanto às portas, verifique se elas permanecem abertas na mesma posição.

A qualidade dos trilhos e dobradiças também deve ser colocada à prova. Certifique-se de que o material é resistente à oxidação. Prefira também corrediças telescópicas às comuns e teste a usabilidade dos pistões. O que importa é as gavetas resistirem ao uso constante e duradouro.

Faça sempre a manutenção adequada

Para que os móveis durem mais e mais, você precisa fazer uma manutenção frequente. Sim, pequenos cuidados podem fazer toda a diferença. A limpeza do dia a dia deve ser feita com um pano macio úmido e sabão neutro. Outros produtos podem alterar os materiais. Móveis como sofás e cadeiras devem passar por uma limpeza a seco pelo menos uma vez por ano.

Esporadicamente, aperte parafusos, puxadores, corrediças e dobradiças. Também tome cuidado com a quantidade de peso dos objetos colocados nos armários, prateleiras e estantes, pois o peso pode vergar a madeira.

Com essas dicas sobre a durabilidade de móveis em mente antes de ir até a loja, vai ficar muito mais fácil ter o móvel que você tanto quer por muito mais tempo. E aí, ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco agora mesmo que vamos ter o maior prazer em ajudar você.

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This