O natal é uma das épocas mais aguardadas e divertidas do ano. É um momento para receber amigos e familiares em uma celebração em casa, não é mesmo? Além disso, é fortalecido o clima de fraternidade e generosidade, o que deixa esse período especial.
Sendo assim, para viver toda essa magia, a dica é preparar uma bela decoração para o natal. Existem muitos caminhos para isso, que atendem a diferentes gostos e abrangem todos os ambientes do lar. Por conta disso, para contribuir na sua preparação, traremos, neste texto, 5 dicas incríveis. Veja a seguir e prepare-se para surpreender a todos.
1. Invista na decoração da área externa
A decoração da área externa é uma forma de encantar não somente os seus convidados, mas também as pessoas que estão passando pela região. Até porque, como passar por belos enfeites natalinos e não parar para observar?
Logo, dedique-se à fachada do lar. Entre as possibilidades estão as luzes de led — prefira esses modelos porque têm maior durabilidade — para fazer o contorno da casa e janelas, por exemplo. Para quem tem um jardim com árvores e plantas, vale ornamentar o tronco e os vasos com os cordões de led. O efeito visual é incrível.
Lembre-se de selecionar enfeites para a porta de entrada. O mais famoso é a guirlanda, porém, tenha cuidado para escolher um modelo de tamanho proporcional ao da porta. Mas essa não é a única opção, é possível substituí-la por outros elementos natalinos, como a bota do Papai Noel ou um laço.
Por fim, para complementar a fachada, aposte na flor do natal ou bico de papagaio, como é conhecida. Ela é muito utilizada em decorações, pois tem pétalas vermelhas e folhas verdes, ou seja, a paleta de cores clássica para a época. Você pode plantá-las em vasos e deixá-los perto da porta de entrada ou em floreiras, próximas às janelas.
2. Prepare a decoração interna do lar
Há muitos meios para fazer a decoração para o natal dentro de casa. Devido à grande quantidade de alternativas, a primeira dica é escolher as cores que pretende usar. Atualmente, existem combinações modernas que mesclam roxo, verde e dourado ou azul, branco e dourado.
No entanto, seguir a linha clássica, verde e vermelho, com um pouco de dourado e branco é garantia de acerto. Decidida a paleta, será fácil selecionar os itens decorativos.
Ainda, escolha pontos-chave para posicionar os enfeites, dessa forma, evita-se carregar o ambiente. As mesas de canto, de centro e o aparador da sala de jantar são os melhores lugares. Neles, faça produções com velas, vasos, Papai Noel de resina ou porcelana ou mesmo um presépio.
O fundamental é trazer um toque de alegria ao ambiente, demonstrando que o natal chegou. Mais uma dica é usar almofadas nos tons escolhidos para a decoração. É uma forma de deixar a casa descontraída, sem perder a elegância.
3. Faça a decoração da árvore de natal
A árvore de natal é a estrela da decoração, inclusive, há quem diga que sem ela não há natal. Mas verdade seja dita, haverá a sensação de vazio sem essa presença ilustre na sala. Por isso, capriche na decoração.
O primeiro passo é seguir o conjunto de cores dos demais itens decorativos, conforme falamos no item anterior. Depois, escolha uma árvore de acordo com o tamanho da sua casa e também um canto muito especial para montá-la. Lembre-se de deixar um espaço para que todos possam se aproximar e tirar fotos — ninguém resiste a seus encantos.
Com relação aos enfeites, não há regras, a única recomendação é criar um efeito visual bonito e criativo. Se a proposta é algo minimalista, use apenas um ou dois tipos de ornamentos, como bolas e laços. Por outro lado, para um efeito divertido e volumoso, mescle diferentes opções, como bolas, sinos, estrelas, renas etc.
Um ponto indispensável para a árvore de natal: os pisca-piscas. As luzinhas trazem graça e representam toda a alegria da época. Escolha entre as coloridas ou monocromáticas, mas não abra mão deste item, certo?
A finalização fica por conta da estrela na ponta, que deve ser bonita e grande o suficiente para ser avistada por todos. E, também, as caixas de presentes — mesmo que vazias — contribuem para o acabamento da decoração.
4. Selecione itens para a mesa de jantar
Já para a noite de natal, prepare uma decoração especial para a mesa do jantar em família. Comece pela escolha da toalha, que deve seguir a paleta de cores escolhida para o restante da casa.
Para um décor elegante, use velas, taças e pequenos enfeites natalinos que trazem sofisticação ao ambiente. Fora isso, use porta-guardanapos e lugares americanos em tons diferentes da toalha para evitar a monotonia da produção.
Já para complementar a decoração da mesa, a dica é caprichar nos arranjos florais. Uma opção certeira é a flor do natal. É válido ressaltar que os excessos de elementos decorativos devem ser evitados, porque atrapalham o acesso às comidas e bebidas e a própria interação entre os convidados.
5. Faça você mesmo a decoração para o natal
Gosta de artes manuais? Então, aproveite a época e demonstre o seu talento na decoração para o natal. Muita coisa você mesmo pode fazer e conseguir um resultado exclusivo e charmoso para seu lar.
Uma das melhores alternativas são os enfeites da árvore, não é necessário fazer todos, mas algumas peças para um toque diferenciado. Por exemplo, é muito fácil fazer bolas decorativas de barbante. Para isso, basta encher uma bexiga, passar cola em volta e cobrir de barbante. Depois, quando a cola secar, basta estourar o balão que o enfeite estará prontinho para ser pendurado. Interessante, não?
Outra opção é usar garrafas como vasos. É só usar tinta spray e tingir todo o vidro. Para finalizar, aposte na flor do natal junto com alguns galhos. A produção fica linda!
Como você pôde perceber há muitas ideias para fazer a decoração para o natal, não é mesmo? Contudo, vale ressaltar que o décor para essa época não deve entrar em conflito com os demais itens da casa. Sendo assim, ao escolher cada peça pense no ambiente geral, certo?
Se você gostou dessas dicas, não deixe de seguir nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Pinterest) para acompanhar mais sugestões!
Deixe um comentário