7 tipos de texturas para usar na decoração de sua casa

  • Home
  • Dicas
  • 7 tipos de texturas para usar na decoração de sua casa

Quem preza por um lar aconchegante e confortável está sempre em busca de opções de decoração que favoreçam a beleza das peças que enfeitam a casa. Ao mesmo tempo, a busca pelo conforto é incessante.

Para aliar comodismo e estética de forma moderna e arrojada, é possível usar e abusar das mais diversas opções e tipos de texturas. Esses elementos se fazem presentes em estofados, tecidos, tapetes, paredes e até móveis.

Assim, para não errar no uso de texturas e ainda aprender a harmonizar os mais variados tecidos, estampas, cores e materiais disponíveis, criamos esse texto que vai ajudar muito. Confira!

Tipos de texturas

1. Áspera

São as texturas mais fortes e em seu estado bruto. Paredes de pedra, móveis em bambu e piso de concreto são bons exemplos.

2. Lisa

Consideradas texturas mais frias, são conseguidas no uso de metais, vidros, plásticos ou laqueados. Compõem muito bem cozinhas e banheiros.

3. Felpuda

Fofas e macias ao toque, as texturas felpudas estão presentes em estofados, almofadas, tapetes, roupas e até cortinas

4. Madeira

Usada para criar a sensação de rusticidade, a madeira é um tipo de textura bem popular pela possibilidade de ser usada em muitos tipos de superfície.

5. Papel de parede

Hit do momento, o papel de parede ajuda a criar incontáveis texturas sem, necessariamente, ter que aplicá-lo diretamente sobre as paredes. 

6. Espelhos

São as opções mais procuradas por quem busca por texturas modernas e sofisticadas, já que podem ser usados em diferentes ambientes.

Onde usar as texturas

Paredes

Muitas vezes, para valorizar um cômodo, usa-se a aplicação de texturas em paredes. Isso garante a possibilidade de utilizar móveis e itens decorativos neutros sem deixar de lado a personalidade.

Para cada cômodo pode ser usado um tipo de textura diferente. Efeito de tecidos e craquelados, uso de tijolos aparentes e aplicação de aço escovado são algumas das opções mais procuradas. A textura das paredes pode ser feita com espátulas, trinchas, esponjas, rolos, etc. 

Sofá

Móvel indispensável em salas de estar e TV, o sofá é onde todo mundo procura descansar, relaxar, receber amigos e se divertir. O estilo do sofá precisa combinar com o resto do ambiente em que está inserido e, para isso, qualidade e estilo são características fundamentais, assim como as texturas.

A textura pode estar presente tanto no material quanto no tecido usados no móvel. Entre as texturas mais procuradas estão o couro, a microfibra, o veludo, a camurça, o vinil e estampas variadas.

Almofadas e mantas

Esses acessórios auxiliam muito na hora de decorar ambientes em que são inseridos. Usados em sofás, poltronas, cadeiras e camas, esses delicados elementos decorativos criam infinitas possibilidades de utilização de texturas. 

Normalmente, as mantas e as almofadas são usadas para criar a sensação de conforto e aconchego. Por isso, estampas, listras, tecidos felpudos, linhas e lãs, bem como as mais variadas cores são uma constante em seu uso. Esses elementos também são importantes para imprimir estilo e personalidade.

Tapetes

As texturas e matérias-primas dos tapetes são diversas. Entre suas funcionalidades estão complementar a decoração, fornecer conforto e proteger o piso. Por isso, suas lindas estampas cabem em qualquer ambiente.

As belíssimas padronagens fazem tanto sucesso quanto seu conforto. Inegavelmente, os felpudos são os mais procurados por quem deseja investir nos tapetes como fonte de texturas em sua casa. Eles podem ser usados em quartos, salas, banheiros, varandas gourmet e até em cozinhas.

Mistura de tipos de texturas

Mais importante do que inserir as texturas em casa é saber como equilibrar várias delas em um mesmo ambiente. A harmonia entre os muitos tecidos, materiais e sensações causadas pelas texturas não é um segredo difícil de desvendar.

A ideia é a mesma usada na hora de combinar cores buscando contrastá-las ou complementá-las. Algumas combinações são clássicas: macias e duras; rugas e suaves; ásperas e brilhantes. 

Essas combinações englobam, literalmente, tudo o que faz parte do ambiente, desde os revestimentos até os pequenos elementos. Um bom exemplo é o lindo efeito visual causado pelo uso de tapetes rústicos ao lado móveis brilhantes.

Para usar os tipos de texturas existentes, basta ter criatividade! Que tal começar sabendo mais sobre papéis de parede? Descubra como escolher os que mais combinam com sua decoração!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This