Cortinas sob medida: o que avaliar na hora da compra

As cortinas sob medida decoram espaços, enfeitam janelas, protegem o ambiente da luz, do frio e até mesmo dão conforto acústico. Podem ser brancas, coloridas, curtas, compridas, de linho, seda ou voil. Independentemente dos materiais de que são compostas, as cortinas certamente desempenham um papel significativo em nossa vida diária. Elas estão presentes em todos os lugares, mesmo que às vezes passem despercebidas. Sua presença é marcante, agregando estilo, privacidade e controle da luz em nossos ambientes, tornando-se elementos essenciais na decoração de interiores.

Sim, é ela mesmo que você está imaginando, essa peça tão importante que nos garante privacidade e beleza ao mesmo tempo: a cortina!

Além de todas essas funcionalidades, ainda é possível confeccioná-las de modo que suas dimensões supram exatamente as necessidades do ambiente, deixando-o mais bem organizado e aproveitado. Essas são as chamadas cortinas sob medida.

Ficou curioso para saber mais sobre esse item? Então continue lendo o artigo e veja ainda dicas de como escolhê-lo adequadamente!

Breve história das cortinas

Para compreender a importância histórica das cortinas, precisamos retroceder até as épocas primitivas. Nesse período, as cortinas eram confeccionadas a partir de peles de animais, tendo como principal propósito proteger os moradores contra o frio intenso. Essa prática remonta aos primórdios da humanidade, revelando como a necessidade de conforto e abrigo sempre esteve presente ao longo da evolução das civilizações. É fascinante observar como as cortinas, mesmo em suas formas mais rudimentares, desempenharam um papel crucial na busca pela proteção e aconchego.

Já na civilização egípcia, os faraós e outros membros da corte começaram a dar uma atenção especial às cortinas, utilizando-as, principalmente, para adornar e embelezar paredes.

Foi no período do Renascimento, contudo, que as cortinas ganharam definitivamente o status de itens de decoração e passaram a ser utilizadas pela nobreza para dar requinte e sofisticação aos corredores e janelas dos palácios.

Como elas se popularizaram?

Durante e Revolução Industrial, no século XIX e início do século XX, alguns itens decorativos, que antes eram utilizados apenas pelos nobres, se tornaram mais acessíveis devido ao grande desenvolvimento nos setores de tinturaria e tecelagem. Com isso, a classe média passou a utilizar cortinas, cobertores e tapetes para decorar seus lares, consolidando-os (em especial a cortina), como peças essenciais em qualquer moradia.

Vantagens da cortina sob medida

As cortinas feitas sob medida são aquelas confeccionadas com a medida exata do cômodo, o que garante um efeito decorativo mais equilibrado e simétrico. Confira abaixo mais algumas vantagens de adquirir uma cortina de proporções exclusivas.

Personalização

Por falar em exclusividade, imagine ter uma cortina feita exatamente de acordo com as características do seu lar e de suas necessidades pessoais? Demais, não é mesmo?

As opções de escolhas são inúmeras, indo desde a coloração da peça até os tipos e modelos de acabamento, tecido e suporte. Tudo pode ser feito do jeitinho que você sempre quis e sonhou!

Acolhimento e bem-estar

Nosso lar deve ser um lugar onde nos sentimos acolhidos e seguros e, sem dúvidas, as cortinas desempenham um importante papel nessas sensações, principalmente as feitas sob medida.

Quando as cortinas são sob medida conseguem cobrir perfeitamente a extensão da janela, sem permitir fendas ou aberturas, experimentamos uma sensação ampliada de privacidade e preservação da nossa vida íntima. Isso resulta em uma maior qualidade de vida e no prazer de estar em casa..

Controle da luz

Acordar com a luz do sol batendo diretamente no rosto não é uma das formas mais agradáveis de despertar para o dia, não é mesmo? É por isso que ter uma cortina que percorre toda a extensão da janela é tão importante.

Além disso, controlar a luminosidade que entra por meio da janela também evita a descoloração precoce de tecidos de móveis e pisos de madeira, que pode ocorrer apenas com uma fresta de sol.

Conforto térmico

As cortinas, quando feitas de forma personalizada, podem ser excelentes opções para auxiliar no controle da temperatura de um ambiente. Entre os diversos tipos de tecidos que compõem e revestem as cortinas, existem aqueles específicos para refrescar um cômodo e impedir a propagação do calor excessivo, como é o caso do chamado Sun Scren (ou Tela Solar).

Por isso, se o local onde você vive é muito castigado pelas altas temperaturas, é fundamental personalizar sua cortina de modo que ela proteja você e a sua família dos perigosos raios ultravioletas.

Excelência e qualidade

Quando o cliente opta por adquirir uma cortina sob medida, ele tem a possibilidade de escolher todos os componentes dessa cortina, e é claro que ele vai optar pelos melhores possíveis, não é mesmo?

Poder escolher os tecidos de melhor qualidade, com bons acabamentos, cortes refinados e acessórios diferenciados — e que caibam no seu orçamento — é, sem dúvidas, uma bela de uma vantagem!

Principais tipos de cortina

Agora que você já sabe todos os benefícios de uma cortina sob medida, é hora de explicarmos quais são os tipos mais utilizados e que são passíveis de personalização. Confira!

Duofold

Também chamado de TopDown BottomUp, esse tipo de cortina se diferencia das demais porque é possível fechá-lo em duas direções: de cima para baixo e de baixo para cima.

Eles geralmente são fabricados com tecidos translúcidos ou semitransparentes, permitindo que o cliente dose o nível de visibilidade por meio deles.

Blackout

A cortina Blackout é fabricada a partir de materiais mais espessos, que conseguem impedir quase ou completamente toda a entrada de luz. Por esses materiais não serem tão atrativos esteticamente, muitas pessoas optam por colocar um tecido mais bonito e fino na frente, deixando o blackout em segundo plano.

Além de controlar a luminosidade, esse modelo de cortina também é capaz de regular a temperatura, uma vez que o tecido geralmente possui um forro térmico que preserva o calor durante os meses de frio e, no verão, garante a frescura do ambiente.

Rolô

Comumente, a cortina rolô utiliza telas solares para a sua confecção e tecidos de poliéster. Seu acionamento pode ser automático ou manual e abre de baixo para cima, enrodilhando o tecido em um rolo que fica na parte superior.

Ela é uma das campeãs em funcionalidade e versatilidade, uma vez que combina com quase todos os ambientes e permite que o usuário escolha a altura de abertura da cortina.

Madeira

As cortinas ou persianas de madeira são fáceis de manter e limpar, apenas com a utilização de panos secos ou espanadores, e geralmente são feitas para durar bastante tempo.

Elas são bastante versáteis e, caso você enjoe da coloração da madeira, é possível repintá-las usando tintas ou sprays específicos para isso. Além disso, por serem confeccionadas com elementos da natureza, elas também propiciam uma maior sensação de conforto e tranquilidade, deixando as pessoas mais à vontade naquele cômodo.

Bambu

Assim como a de madeira, a cortina de bambu também traz um pouco de natureza para os ambientes internos.

Ela é muito usada em portas e para dividir ambientes, além de existir a opção de fazê-la em formato de esteira e colocá-la em portas que dão acesso a jardins e área de lazer, por exemplo.

Painel

As cortinas painel levam esse nome porque são compostas por sofisticados painéis de tecido que se abrem e fecham lateralmente. Elas ainda possibilitam que o cliente escolha a direção da abertura, uma vez que podem correr em sentido lateral invertido ou até bilateral.

Além de terem grande adaptabilidade a todos os estilos de decoração, a largura dos painéis também pode ser confeccionada dependendo do gosto e necessidade do usuário.

Romana

Esse modelo de cortina é fabricado a partir de vários tipos de tecido. Seus módulos são dispostos de maneira harmonizada e bem estruturada.

Seu mecanismo de abertura funciona verticalmente e podem ser utilizadas cordinhas ou varetas para acioná-lo. Para dar um contraste elegante, essa cortina vem geralmente com estampas e detalhes na horizontal.

Voal (voil)

Como o próprio nome já dá a entender, essa cortina é confeccionada de modo que pareça um grande “véu” de noiva. Geralmente, utiliza-se o poliéster para fabricá-la, sendo preciso fazer uma sobreposição de camadas para que a cortina não fique demasiadamente transparente.

Ela é mais utilizada na sala de estar e em ambientes receptivos devido à penetração de luminosidade e da tenuidade do tecido.

Dicas para não errar na hora de escolher a cortina

Chegou a hora tão esperada: a de escolher a cortina! Para que você não cometa nenhum erro nesse momento tão importante, selecionamos 7 dicas supervaliosas que facilitarão essa tarefa. Confira!

1. Prefira cortinas com tecido 100% sintético

Muitas vezes, as pessoas não têm conhecimento de que as cortinas confeccionadas com tecidos naturais devem ser lavadas em locais especializados para evitar danos permanentes. Caso você não queira arcar com os custos de lavanderias, é ideal escolher cortinas feitas de tecido completamente sintético. Dessa forma, você terá a liberdade de higienizá-las até mesmo na máquina de lavar roupas, sem correr o risco de causar danos irreparáveis. Essa opção proporciona praticidade e facilidade na manutenção das cortinas, garantindo sua durabilidade e beleza ao longo do tempo.

2. Combine a cortina com seu estilo de decoração

Geralmente, as cortinas com colorações leves e neutras são mais fáceis de harmonizar com o restante do ambiente. Mas, se o cômodo já tiver muitos itens claros, uma cortina com um tom um pouco mais escuro fará um contraste interessante.

Já se você é daqueles apaixonados por decorações românticas, as cortinas com estampas florais combinarão muito bem o seu estilo. Mas, se você gosta de modernidade e adornos contemporâneos, uma boa ideia é optar por cortinas lisas ou listradas.

3. Evite lugares úmidos

Enfeitar locais com bastante umidade — como o banheiro — com o uso de cortinas pode não ser uma boa ideia, principalmente se a janela for dentro do box, pequena e com pouca visibilidade para o exterior.

Infelizmente, a maioria dos tecidos podem mofar e ficar com uma aparência nada agradável. No entanto, se o uso da cortina for indispensável, é possível optar por materiais resistentes à umidade, como plástico ou PVC.

4. Escolha o modelo certo para cada cômodo

Sala

Como já foi dito, em ambientes como a sala de estar, as cortinas podem ter tecidos leves e transparentes, como o modelo Voal.

Quarto

Quando se trata dos quartos, é crucial considerar a escolha de cortinas com tecidos mais pesados e escuros. Isso se deve ao fato de proporcionarem maior controle da luminosidade, especialmente se não houver uma veneziana que exerça essa função. Nesse contexto, duas opções bastante viáveis são as cortinas Blackout e Romanas. Ambas possuem vários módulos, o que confere ao usuário uma maior dosagem da claridade desejada. Dessa forma, é possível criar um ambiente ideal para o descanso e a privacidade, ao ajustar de forma precisa a quantidade de luz que penetra no quarto.

Cozinha

Para a cozinha, uma ótima opção é o modelo Rolô. Além de ser prático e elegante, oferece uma excelente proteção contra a incidência de raios solares nas geladeiras, fogões e outros aparelhos.

5. Opte por modelos compridos

Para garantir um ambiente sofisticado e requintado, é altamente recomendado optar por cortinas que atinjam o comprimento até o chão ou que acabem um pouco antes de tocarem o piso. Essa escolha traz uma sensação de elegância e amplitude ao espaço, tornando-o visualmente impressionante.

Por outro lado, quando se trata das cortinas curtas, elas podem ser mais adequadas para cômodos infantis, caso a decoração adote uma abordagem mais descontraída, no entanto elas também podem ser uma excelente opção em outros ambientes, especialmente quando há móveis ou bancadas posicionados logo abaixo da janela. Essa escolha estratégica permite criar uma harmonia perfeita entre os diferentes elementos presentes no espaço.

Portanto, ao considerar a seleção das cortinas, é crucial ponderar cuidadosamente sobre o comprimento adequado, levando em conta o estilo desejado e as particularidades específicas de cada ambiente. Dessa forma, você poderá criar um espaço aconchegante e visualmente atraente, perfeitamente alinhado às suas preferências estéticas. A escolha cuidadosa das cortinas contribui para uma decoração equilibrada, onde cada elemento desempenha um papel significativo na composição geral.

6. Saiba escolher o cortineiro

O cortineiro nada mais é do que o espaço acima das janelas entre o topo da cortina e o teto. Ele é um acabamento que tem grande importância para o resultado final da cortina na decoração.

São três os tipos mais comuns de cortineiros:

  • embutido: é feito para que a cortina pareça sair de dentro do forro, utilizando, para isso, o vão do rebaixamento de gesso;
  • sobreposto: é utilizada uma moldura que fica abaixo do forro, escondendo, dessa forma, o trilho da cortina;
  • iluminado: as fitas de LED são fixadas no gesso, de modo que o tecido da cortina reflita e distribua a luz.

Independente do tipo de cortineiro as cortinas sob medida vai se ajustar perfeitamente ao espaço e dando mais elegância ao ambiente.

7. Aposte nos varões

Já se você não quiser rebaixar o teto com gesso e prefere optar por algo mais prático e simples, utilizar varões como sustentação para as cortinas é uma ótima saída.
Existem diversas opções disponíveis quando se trata do acabamento e do material do varão das cortinas, oferecendo ao cliente uma ampla gama de escolhas.

É possível optar por varões pintados com tinta, cromados, de madeira, alumínio, inox, entre outras possibilidades. Essa diversidade de acabamentos e materiais permite que se harmonize com o estilo e a decoração de seu ambiente, conferindo um toque personalizado e único às cortinas.

Quanto às metragens e tamanhos, o profissional que instalará as suas cortinas sob medida saberá dizer as medidas certas para o seu tipo de ambiente.

Como vimos, existem diversas opções de modelos, tecidos, estampas e cores de cortina. Fazendo-a sob medida, você consegue trazer ainda mais exclusividade para a peça, além de garantir qualidade e elegância em todos os quesitos.

É por isso que adquirir uma cortina sob medida e de acordo com as suas necessidades e gostos pessoais é tão importante para o seu bem-estar e satisfação, além de diminuir consideravelmente suas chances de arrependimento pela aquisição do produto.

E então, gostou de saber as vantagens das cortinas sob medida? Se ainda ficou alguma dúvida, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-lo!

Tags:

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This