Aprenda como transformar a decoração da sua casa usando almofadas

  • Home
  • Dicas
  • Aprenda como transformar a decoração da sua casa usando almofadas
Aprenda como transformar a decoracao da sua casa usando

Com um excelente custo-benefício, as almofadas são elementos curinga da decoração. Dependendo da estampa e do modelo escolhido, as peças são capazes de dar vida ao ambiente, modificar o estilo do cômodo e aumentar o conforto do espaço, por exemplo.

Apesar de todas as vantagens, muita gente ainda não sabe usar o objeto na composição da casa. Foi pensando nisso que preparamos este miniguia sobre decoração com almofadas! Nos tópicos seguintes, você vai aprender a transformar qualquer ambiente!

Vamos lá?

Escolha a almofada de acordo com o estilo de decoração 

Embora as almofadas sejam usadas para dar um toque colorido aos ambientes, estampas, texturas ou cores em excesso podem transmitir a ideia de bagunça. Para evitar que isso ocorra, escolha as peças de acordo com o estilo existente no espaço.

Ambientes decorados com cores neutras e monocromáticas, por exemplo, podem receber almofadas coloridas sem problemas. Já os cômodos com tons vivos e alegres (principalmente nas paredes), pedem peças mais discretas. 

Para não errar, uma dica é escolher um tom que “case” com algum elemento do espaço. Se a sua sala de estar for monocromática e possuir um quadro vermelho na parede, por exemplo, adquirir peças na mesma cor do objeto decorativo é uma aposta infalível.

Ainda está um pouco perdido? Não se preocupe! A seguir, você vai aprender a combinar os principais estilos de almofadas no ambiente: lisas, estampas e futon. Confira!

Lisas

Curingas e versáteis, as almofadas lisas podem ser usadas em qualquer estilo de decoração ou ambiente — da sala ao quarto das crianças. Aqui, é importante ficar atento à escolha da cor: lembre-se de prestar atenção aos outros elementos do espaço.

Se quiser um visual divertido, é possível misturar peças de diferentes cores. A combinação entrega um ar jovial e alegre ao ambiente. No entanto, o restante do cômodo deve ser mais neutro.

Para conferir ainda mais elegância ao espaço, a dica é combinar as peças com mantas para sofá. O truque deixa o visual bonito, moderno e bastante personalizado.

Estampadas

As almofadas estampadas são mais recomendadas para aqueles ambientes minimalistas e neutros. Como existem diversos modelos no mercado, a escolha deverá ser feita de acordo com a personalidade dos moradores e o estilo de decoração existente no espaço.

Peças com estampas em prato e branco, por exemplo, ficam muito elegantes em um sofá off-white. Já as almofadas alegres e tropicais — como as de aplicações floridas ou frutíferas — são ótimas escolhas para bancos e assentos da área externa da casa.

Atualmente, as peças com desenhos e frases também estão em alta. Elas são ideais para jovens casais ou solteiros que apostam em uma decoração divertida e alegre. 

Futon

Tradicionalmente, o futon é usado na decoração oriental. No entanto, se disposto de maneira correta, esse tipo de almofada fica elegante em qualquer cenário. As peças são ótimas, por exemplo, para serem colocadas em assentos de cadeiras da sala de jantar ou jardim. Além de dar um toque especial à decoração, o truque proporciona mais conforto aos moradores e visitantes

Dispor o futon diretamente no chão também é possível. Nesse caso, prefira peças maiores e certifique-se de que o local estará sempre muito bem limpo e aspirado.

Adquira peças confortáveis

Bom, até agora nós falamos do aspecto decorativo das almofadas, certo? Entretanto, não podemos esquecer que as peças não servem apenas para embelezar o espaço. Pelo contrário, as almofadas são excelentes para aumentar o conforto dos ambientes. Por isso, sempre adquira peças de qualidade, macias, aconchegantes e lisas ao toque.

Além disso, existem outros aspectos que devem ser considerados se o seu objetivo for proporcionar conforto às pessoas. O primeiro deles refere-se à quantidade de almofadas. Em vez de ser agradável, um sofá ou uma cama com um número excessivo de peças pode atrapalhar quem deseja se sentar ou deitar para ver TV, por exemplo. Por isso, se o móvel for de uso frequente, não exagere e escolha apenas cerca de três almofadas.

O tamanho é outro fator importante a ser considerado. No tópico seguinte, aprenda como escolher as medidas ideais.

Tenha cuidado ao escolher o tamanho

O tamanho é importante tanto para aumentar o conforto do espaço, quanto para criar um efeito elegante. Peças pequenas demais podem até ser bonitas, mas não são as melhores escolhas para cômodos que exigem aconchego, como o quarto e a sala de TV.

Para esses locais, portanto, o ideal é optar por peças medianas — elas devem acomodar a sua cabeça de forma confortável. Já os cômodos que não pedem muita comodidade (ou seja, aqueles que você só senta-se rapidamente), podem receber qualquer tamanho.

Abuse da criatividade

Para sentir-se bem na sua própria casa, a decoração deve refletir a sua personalidade! Por isso, abuse da criatividade e tente dar um toque personalizado aos ambientes. Atualmente, existem diversos modelos de almofadas. Há os felpudos, os que imitam pele, os geométricos, os que têm formatos diferenciados (de unicórnio, por exemplo) e muitos outros.

Dessa forma, analise o espaço disponível e veja como você poderia dar um toque pessoal à decoração. Se faltar inspiração, na internet tem inúmeras dicas incríveis!

Aposte em almofadas sob medida

Embora o mercado tenha inúmeros modelos disponíveis, muitas vezes não encontramos um que se encaixe perfeitamente no ambiente. Se esse é o seu caso, saiba que existem confecções que trabalham com almofadas sob medida. Assim, é possível escolher o tamanho, o tecido, a cor e a estampa que você quiser.

Desse modo, você pode adquirir uma peça completamente personalizada e que se adapte perfeitamente ao cômodo. Isso sem falar na qualidade. Geralmente, lojas sob medida utilizam tecidos de alta performance, que aumentam a resistência do produto.

Como pudemos ver, existem diversas dicas para quem deseja apostar em uma decoração com almofadas. Mas o mais importante é que as peças sejam confortáveis e que tenham cores e estampas que casem com o estilo de decoração do ambiente.Além disso, adquirir um modelo que ressalte a personalidade dos moradores é essencial!

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail ideias sobre decoração com almofadas, mantas, cortinas e muito mais!

Tags:

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This