Sala aconchegante? 8 dicas para você mudar o espaço

  • Home
  • Dicas
  • Sala aconchegante? 8 dicas para você mudar o espaço
sala aconchegante

Ter uma sala aconchegante é fundamental para recebermos nossos amigos, descansarmos, ou simplesmente aproveitamos a companhia da família.

Por conta disso, é necessário investir em medidas para tornar o espaço confortável e aconchegante. Sabemos, no entanto, que alcançar esse objetivo nem sempre é fácil.

Foi pensando nisso que listamos uma série de dicas para você transformar o espaço em um cantinho agradável e acolhedor. Confira e saiba como deixar a sala aconchegante!

1. Evite muita informação no ambiente

Você certamente já ouviu a frase “menos é mais”, não é verdade? Pois saiba que ela também se aplica à decoração de ambientes.

Se você deseja deixar a sala aconchegante, o primeiro passo é evitar a poluição visual. Móveis, objetos decorativos e cores em excesso trazem a ideia de bagunça e causam desconforto às pessoas.

Por isso, analise o seu espaço e veja o que realmente é necessário ali. Em relação às cores, as neutras e suaves são sempre bem-vindas, já que essas tonalidades apresentam uniformidade visual e transmitem a ideia de calmaria.

Se você tem medo de errar, saiba que branco, off-white, cinza e bege são escolhas praticamente infalíveis. Entretanto, tenha cuidado para não deixar o ambiente “chato”, escuro ou claro demais.

Para quebrar a monotonia, você pode investir em alguns pontos coloridos na sala, como almofadas, objetos decorativos ou o próprio papel de parede, com destaque para os geométricos.

2. Invista em tapetes

Além de delimitar ambientes, os tapetes são capazes de tornar qualquer cômodo mais aconchegante. Afinal, eles proporcionam conforto aos pés, diminuem a sensação de frio no inverno, abafam ruídos e muito mais.

Os modelos macios, de preferência com fios longos e naturais, são alguns dos mais indicados. Nesse sentido, o nylon, o algodão cru, o cizal e o chenile são boas opções de tecidos. Para valorizar e otimizar ainda mais o ambiente, recomenda-se investir em tapetes sob medida.

3. Aposte em um sofá confortável

O sofá é um dos principais elementos de qualquer sala de estar. Por isso, ele deve ser confortável, aconchegante e espaçoso — os retráteis são boas escolhas.

Entretanto, é preciso ter bastante cuidado ao adquirir o modelo. Os macios são sempre bem-vindos, desde que não sejam moles demais. O ideal é encontrar um meio-termo entre o “fofo” e o “firme”.

Investir em mantas e almofadas é um excelente truque para tornar o local e o próprio sofá mais aconchegante. Nesse caso, sempre prefira tecidos agradáveis ao toque, como couro, suede, linho e algodão.

4. Tenha atenção especial na hora de escolher as cortinas

Mais do que simples objetos decorativos, as cortinas são responsáveis pelo conforto do espaço. Atualmente, o mercado oferece desde os modelos mais simples até os automatizados e integrados aos sistemas de iluminação e ar-condicionado.

A escolha, portanto, vai depender das particularidades da sua casa. Se ela receber o sol da tarde, por exemplo, as cortinas blackout são as melhores opções. Se o ambiente dispor de uma vista bonita e de portas de vidro, o ideal é optar por tecidos mais finos e leves, como a seda.

A seguir, confira os principais tipos de cortina:

  • romana: elegantes, as cortinas romanas têm um sistema de recolhimento horizontal, sendo mais indicadas para janelas;
  • painel: são compostas por painéis de tecido que correm no sentido horizontal. É uma boa opção, principalmente, para grandes portas;
  • rolô: prática, a cortina rolô pode ser enrolada ou desenrolada sempre que necessário. É mais recomendada para janelas pequenas;
  • persianas: tradicionais e versáteis, as persianas são menos aconchegantes, mas são simples de limpar e manusear.

5. Adquira peças em madeira

A madeira é uma das matérias-primas que mais trazem a sensação de acolhimento. Por isso, invista em móveis, objetos e painéis feitos com o material.

Mas atenção: todos os elementos do espaço devem estar em harmonia. Por isso, se a madeira não fizer parte do estilo de decoração já existente em sua sala — como o industrial, por exemplo —, o ideal é investir mais nas outras dicas citadas neste post.

6. Aproveite o poder das plantas

As plantas são excelentes aliadas da decoração. Além de tornarem o ambiente mais aconchegante, elas ajudam a relaxar, umidificam o ambiente, minimizam alergias, limpam o ar, acalmam os olhos e auxiliam a concentração.

Por isso, escolha a sua espécie preferida e acomode-a em vasos no cantinho da sala. Se o ambiente não tiver muito espaço disponível, uma dica é apostar nos jardins verticais.

No entanto, atenção: certifique-se de que a planta escolhida pode ser cultivada em áreas internas. Para te ajudar, separamos algumas espécies ideais para a sala. Confira:

  • cróton;
  • orquídea;
  • palmeira-leque;
  • samambaia;
  • suculentas;
  • yucca;
  • árvore-da-felicidade;
  • lança-de-são-jorge;
  • peperômia;
  • ciclanto;
  • cacto;
  • camedórea-elegante, entre outras.

7. Deixe a sala aconchegante e com a sua cara

Um sala aconchegante é aquele onde nos sentimos bem, não é verdade? Por isso, reúna a família, defina um estilo de decoração e dê a cara de vocês à ela.

É possível fazer isso de diversas formas, adicionando objetos decorativos que remetam às viagens que vocês fizeram, fotos alegres de pessoas queridas, quadros com os gostos pessoais dos moradores etc.

8. Tenha um bom projeto de iluminação

Assim como as cores, a iluminação é capaz de interferir na sensação que as pessoas sentem em determinado ambiente. Portanto, caprichar no projeto luminotécnico da sala é essencial para torná-la aconchegante.

O primeiro passo é escolher as lâmpadas certas. Nesse momento, saiba que a temperatura da cor é o ponto mais importante a ser considerado. Sempre prefira luzes amareladas ou as chamadas “branco quente” — a medida fica entre 2 e 3 mil K (Kelvin).

Fuja das lâmpadas brancas levemente azuladas (com maior Kelvin), já que elas são mais indicadas para áreas que necessitam de concentração, como cozinhas e escritórios.

Para tornar o ambiente ainda mais agradável, uma dica é investir na iluminação indireta por meio de andarelas, abajures e fitas LED. Além disso, um dimmer é bastante eficiente para controlar a intensidade da luz.

Vale lembrar que a iluminação natural também é totalmente indicada. Por isso, prefira as cortinas e persianas mais claras para deixar a luz do sol entrar.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais detalhes sobre como deixar a sala aconchegante por meio da iluminação? Então, confira 4 dicas incríveis sobre abajures!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This