Quarto de criança para brincar: 5 dicas para estimular a criatividade

  • Home
  • Decoração
  • Quarto de criança para brincar: 5 dicas para estimular a criatividade
criança quarto para brincar

A decoração de uma casa com criança deve ser feita com atenção e cuidados redobrados. Afinal de contas, tudo deve ser pensado para atrelar segurança e visuais que agradem a molecada. Embora tais conceitos sejam aplicados a toda residência, é inegável que um quarto para brincar é um grande diferencial para todos os lares.

O dormitório é um dos cômodos mais importantes de uma casa e serve como refúgio e ambiente de expressão para os pequenos. Por isso, uma decoração mentalmente estimulante pode fazer maravilhas ao desenvolvimento da criatividade infantil.

Pensando nisso, preparamos um post repleto de dicas para criar um ambiente rico e que favoreça o fortalecimento das capacidades cognitivas de seu filho. Para saber mais, continue a leitura!

O que é criatividade e quais os benefícios de seu estímulo?

É um processo da mente humana responsável, como seu próprio nome diz, pela criação de novas coisas. É também o nome dado ao adjetivo daqueles que criam tais coisas. Tal conceito anda de mãos dadas com a inovação e está ligado a todos os avanços que nossa sociedade já teve até hoje.

O estímulo criativo infantil é importante também para o desenvolvimento dos pequenos. Entre seus benefícios, podemos citar:

  • maior autonomia;
  • mais autoestima;
  • melhor desempenho escolar;
  • resolução rápida de problemas;
  • desenvolvimento de novas habilidades;
  • descoberta de novos gostos e paixões.

Como criar um ótimo quarto para brincar?

1. Inclua rolos de papel para desenhar

Que tal transformar aquela parede vazia do quarto de seu filho em uma tela em branco? Com o auxílio de uma boa quantidade de papel resistente — como o madeira — e um suporte fixado à parede, isso é possível.

A ideia é montar um esquema parecido com um rolo de papel higiênico ‘’tamanho família’’. É possível comprar o suporte pronto ou fazer um você mesmo, com materiais como cabos de vassoura velhos, por exemplo.

2. Crie o varal de arte

Um dos melhores exemplos de decoração funcional é, sem sombra de dúvidas, a utilização de varais de arte. Esse tipo de item dá um toque singelo a qualquer quarto infantil e é capaz de refletir a personalidade da criança que o habita.

Para criar uma peça desse tipo, é muito simples. Os itens necessários para sua confecção são: rolo de barbante, pregos para segurá-lo na parede, alguns pregadores de roupa e muita criatividade do pequeno artista!

3.Cubra uma parede com tinta lousa

Um dos maiores terrores de todos os pais é a sujeira feita nas paredes brancas. E, se em vez de reprimir tal comportamento, ele pudesse ser estimulado? Não, não estamos ficando loucos: isso é perfeitamente possível com a famosa ‘’tinta lousa’’.

Esse processo, que utiliza papel contact preto fosco ou tintas próprias, também de coloração preta com acabamento fosco, é uma excelente forma de estimular a pintura e pode, inclusive, auxiliar nos estudos dos pequenos.

4. Incentive o aprendizado de instrumentos musicais

A música é um dos melhores meios de estimular a criatividade. Além disso, essa arte está intimamente ligada ao desenvolvimento da inteligência. Como exemplo, podemos citar Albert Einstein, que era um talentoso pianista e violinista. Você sabia?

Por conta disso, estimular o apreço musical das crianças é bastante recomendado por todos os educadores. No mercado, existem opções para várias faixas etárias e com diferentes valores.

5. Construa o cantinho da leitura para as criança

A leitura é um hábito importantíssimo que deve ser estimulado desde cedo. Além de ser essencial para o desempenho acadêmico em diferentes etapas da vida, esse costume pode influenciar — e muito — no desenvolvimento da criatividade.

Ler possibilita a descoberta de novos mundos e permite que a imaginação da criança e do adulto voe longe. Por isso, um cantinho reservado para a atividade é bastante benéfico. A customização fica a critério do gosto pessoal de cada um, mas não deixe de fornecer um assento bastante confortável, ok?

E aí, tudo pronto para criar um incrível quarto para brincar em sua casa? Com um ambiente seguro e altamente estimulante, as crianças podem dar asas à imaginação e explorar novos mundos, melhorando seus desempenhos escolares e se desenvolvendo muito melhor!

Não perca nenhuma de nossas novidades! Assine a nossa newsletter e receba todos os conteúdos publicados diretamente em seu e-mail.

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This