Você Sabe Como Realizar a lavagem das Cortinas Corretamente?

lavagem de cortinas

Cuidados especiais na hora de realizar a lavagem de cortinas e tecidos podem prolongar a vida útil das suas cortinas? Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber para garantir a durabilidade de seus tecidos.

Quando se trata de cortinas, a durabilidade é um fator importante, afinal não trocamos elas com frequência. No entanto, muitas pessoas acabam negligenciando os cuidados necessários para manter suas cortinas em bom estado. A boa notícia é que, com algumas precauções simples, você pode prolongar a vida útil dos tecidos.

Assim neste artigo, vamos explorar o que você precisa saber para garantir a durabilidade destes produtos, incluindo dicas sobre lavagem e manutenção.

1. Como cuidar das Cortinas

A melhor maneira de garantir a durabilidade das suas cortinas é cuidar bem deles. E você deve estar se perguntando de como cuidar das cortinas, afinal elas estão lá por tanto tempo. Bom uma forma é prestar a atenção especial à lavagem, secagem, armazenamento e limpeza profissional.

2. Lavagem de cortinas corretamente

No processo correto de lavagem de cortinas é uma das principais formas de manter as suas cortinas limpas e em bom estado. No entanto, é importante lavalas corretamente para evitar danos. Sempre consulte as instruções de lavagem presente na etiqueta do produto mas caso não saiba o que significam aqueles “desenhinhos” consulte o nosso post ” Instruções de Lavagem de Cortina” assim você ficara por dentro, mas aqui estão algumas dicas úteis:

2.1 Ciclo de lavagem de cortinas

Sempre verifique as instruções de lavagem do fabricante antes de lavar as suas cortinas. Certifique-se de usar o ciclo de lavagem correto para o tipo de tecido que você está lavando. Embora em se tratando de cortinas o ideal é sempre lavar no ciclo mais suave isso garantirá o menor desgaste do tecido.

2.2 Temperatura da água

A temperatura da água também é importante. Água quente pode encolher e danificar alguns tecidos, enquanto água fria pode não ser eficaz para remover manchas difíceis. Certifique-se de seguir as instruções de lavagem do fabricante em relação à temperatura da água, mas na duvida lave com agua fria.

2.3 Sabão e produtos químicos

Usar o sabão e outros produtos químicos corretos é crucial para a lavagem adequada de suas cortinas. Verifique as instruções de lavagem do fabricante para saber quais produtos são recomendados para o seu tecido mas sempre evite o uso de tira manchas a base de cloro.

2.4 Secagem adequada

A secagem é outra etapa importante na manutenção de suas cortinas. Aqui estão algumas dicas para secagem adequada:

2.4.1 Método de secagem

O processo de secagem após lavagem de cortinas, é importante escolher o método correto. Algumas podem ser secas na secadora, enquanto outras precisam ser secas ao ar livre. Veja nas instruções de lavagem do fabricante para determinar o método correto de secagem.

2.4.2 Local de secagem

Se você está secando suas cortinas ao ar livre, certifique-se de escolher um local adequado. Entretanto evite deixa-las secando em áreas expostas à luz solar direta, pois isso pode causar desbotamento ou danos ao tecido.

Uma dica muito valiosa é que você pode secar as suas cortinas penduradas no próprio local onde elas ficam, para isso você deve pendura-las assim que forem retiradas da maquina desde que o tecido não tenha acumulado agua e fique pingando. Deixe a casa com as janelas abertas para ventilar e as cortinas fechadas assim não terá acumulo de tecido que deixa áreas úmidas até que vc perceba que ela esta totalmente seca.

2.4.3 Precauções com secadora

Se você está secando em secadora, verifique se a temperatura está adequada para o tipo de tecido. Esta informação deve contem na etiqueta de instruções de lavagem anexa ao produto. Também é importante removera-las da secadora assim que o ciclo terminar para evitar amassados e vincos permanentes.

3. Armazenamento apropriado

Caso não pretenda pendurar imediatamente a cortina de onde ela foi retirada você vai precisar criar um local de armazenamento adequado para as cortinas após o processo de lavagem e antes que sejam penduradas. Aqui estão algumas dicas:

3.1 Dobrar ou deixar aberta?

Ao armazenar as cortinas após o processo de lavagem e secagem você pode optar por dobrá-las ou deixar aberta em um local como uma mesa ou em cima da cama. Certifique-se de que a cortina esteja totalmente seca caso contrario as marcas de dobra se tornaram vincos e isso ira dificultar caso você queira passar à ferro as cortinas.

O ideal é sempre se programar para que logo após a secagem a cortina seja imediatamente pendurada mas se por acaso isso não posso acontecer deixe-a preferencialmente aberta.

4. Limpeza profissional

Se você não quer ter todo este trabalho ou se não tem a estrutura necessária para lavar as suas cortinas em casa isso exige a contratação de uma limpeza profissional. No entanto existem dois tipos de lavanderias comerciais, as que você tem que retirar e levá-las e depois recoloca-las no lugar e outras que fazem o serviço de retirar e depois a recolocação delas no local.

Assim escolha a lavanderia de acordo com a sua comodidade, pela proximidade ou pelo serviço de retirar e recoloca-las, não importa o motivo dê preferencia para as que tem experiência com a lavagem de cortinas, elas podem garantir que suas cortinas sejam limpas adequadamente e com segurança, prolongando a vida útil dos produtos.

Cuidar adequadamente das suas cortinas pode prolongar sua vida útil e mantê-las em boas condições por mais tempo. Ao lavar, secar, armazenar e limpa-las corretamente, você pode garantir que elas permaneçam com aspecto de novas. Siga as instruções de lavagem do fabricante e tome precauções adequadas para garantir que suas coritnas permaneçam bonitos e duráveis.

Tags:
Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This