Sem erro! Como escolher peças de decoração bonitas e úteis?

  • Home
  • Dicas
  • Sem erro! Como escolher peças de decoração bonitas e úteis?

Quem está “começando do zero” a decoração de sua casa pode considerá-la uma tela em branco. Se você não sabe por onde começar, analisar os pontos fortes do ambiente é um bom ponto de partida, pois certamente você poderá valorizar o local e aproveitá-lo de forma funcional.

Por exemplo, aproveite a luz natural da janela para um cantinho de leitura aconchegante e utilize uma estante vazada para separar o ambiente, valendo-se dela no papel de divisória e também no de biblioteca.

Analisando a casa, você descobre cantinhos que podem ser bem aproveitados! Lembre-se de que, hoje em dia, os escritórios de design já sacaram que aproveitamento funcional do espaço é um item importantíssimo na decoração da casa e o mercado está cheio de móveis e peças de decoração bem pensados para atender necessidades como armazenamento e versatilidade de utilização.

A decoração da casa é uma etapa prazerosa, mas que exige muita atenção na hora de executar. Isto porque casas e apartamentos estão cada vez menores e, por conta disso, ambientes com muitos adornos acabam caindo em desuso.

Atualmente, é preciso aproveitar os espaços de forma funcional. No entanto, isso de forma alguma quer dizer que o seu lar ficará “sem graça” e decorado de forma fria. É possível ter ambientes agradáveis e super bem decorados alinhando beleza e praticidade. Fique ligado nessas dicas que preparamos para você!

1. Aproveite para transformar as cores em pontos-chave no ambiente

Tenha em mente que até as cores podem assumir funções na decoração dos ambientes. Isto porque é possível usar cores e texturas para delimitar espaços, para tornar ambientes mais aquecidos e até mesmo para relaxar.

Uma peça de decoração como um quadro, ou um aparador que faça as honras de bar da casa, fica ainda mais charmosa tendo uma estampa ou textura de fundo.

Uma opção clássica, e mesmo assim versátil, para destacar um local da sua casa é o papel de parede. Por algum tempo considerado “fora de moda”, este recurso está mais atual do que nunca, com uma vasta gama de estampas e texturas modernas e contemporâneas. É uma ótima alternativa para quem quer espalhar um charme a mais pela casa, inclusive propondo novos usos ao revestimento que, em sua versão autocolante, pode dar uma cara nova àqueles móveis antigos.

Tenha em mãos uma cartela de cores e amostras para escolher o que melhor se adapta ao seu desejo. Lembre-se de que cores fechadas reduzem o ambiente e cores pastéis acalmam os olhos. Cores claras ampliam o ambiente e para colorir você pode pontuar com peças de decoração com cores marcantes.

E, caso não esteja muito seguro, consulte um designer de interiores. Ele é o profissional indicado para lhe dar dicas sobre como não errar na escolha das cores do ambiente.

2. Invista em móveis que são, ao mesmo tempo, decorativos e funcionais

Quem gosta de receber muitos amigos em casa para festinhas e reuniões mais íntimas geralmente esbarra em um problema: como acomodá-los de forma confortável, mesmo sem ter espaço em casa?

Nem sempre o espaço permite que você tenha aquele sofá que contemple todos os convidados, então é comum que as cadeiras da sala de jantar venham para a sala e aí a bagunça está formada, não é verdade?!

Da mesma forma, ao receber pessoas queridas que ficarão hospedadas na sua casa, é importante deixá-las confortáveis. Para não perder nenhuma funcionalidade e aproveitar o espaço de forma consciente, invista em um cômodo da casa que possa ser reversível, como um escritório que se transforma em quarto de hóspedes de acordo com a necessidade.

Muitos escritórios de design de móveis já pensaram nisso e criaram peças que têm múltiplos usos como pufes que também podem ser usados como mesa de centro ou bancos longos que, no dia a dia, servem como um aparador baixo.

Assim, na rotina diária, a mesa de centro e o aparador cumprem seus papéis e, em dia de festinha com amigos, você não precisa mais se preocupar em como acomodar seus convidados.

3. Alinhe funcionalidade e beleza também em pequenas peças de decoração

Espaço bem aproveitado em casa nunca é demais, certo?! Com peças funcionais, é possível deixar a casa bem bonita e o melhor, bem organizada. Quer um exemplo? Que tal pegar aquele belo vaso que está parado num canto e transformá-lo num descontraído local para colocar os guarda-chuvas no hall de entrada da casa? Coordenado com um belo espelho e ganchos decorados, você tem um ambiente de revista em sua casa, utilizando o que antes era apenas um objeto esquecido.

4. Tenha em casa uma decoração de grife com peças decorativas de múltiplas funções

Encher o apartamento com muitas peças sem utilidade se tornou coisa do passado. Como citado antes, com os espaços reduzidos, os designers renomados estão atentos às reais necessidades do público e já desenvolvem suas peças alinhando beleza e funcionalidade.

Dessa forma, é possível ter uma peça assinada sem perder a praticidade do uso racional dos espaços da casa. Vale dar uma olhada nos produtos assinados por arquitetos, pois alguns deles já são pensados para ter esta “dupla função”.

Investir em uma peça assinada pode não estar previsto em todos os orçamentos, mas o estilo de decoração com funcionalidade atende a todos os bolsos. Isto porque as grandes redes de móveis e peças de decoração também já estão nesse movimento de aproveitamento de espaços e funcionalidade.

É comum, em um passeio por essas lojas, encontrarmos os ambientes decorados, ótimos para visualizar o real uso dos objetos à venda. E o melhor, a preços e condições de pagamento vantajosos!

5. Analise o perfil dos moradores da casa antes de decorar

Cada casa é um caso quando o assunto é decoração. Isto porque cada pessoa tem um perfil e rotina diferentes das outras e a nossa casa acaba sendo um espelho do que somos, não é mesmo?!

Por isso, na hora de decorar, pense bastante sobre o seu dia a dia e o que realmente é funcional para você, pois não vale a pena investir em um mobiliário que é lindo nas fotos das revistas e das redes sociais se ele não atende às suas necessidades.

Agora que você já está sabendo como utilizar peças de decoração e ambientes funcionais, não perca estas outras dicas para acertar ainda mais na decoração da sala e do quarto da sua casa!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Blog Comments

Olá, boa tarde!!
Excelente artigo, claro e preciso nas informações.
Gostei!
http://www.bemdecora.com.br

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This