Quando Usar Forro Para Cortina?

Cortina Com Forro

A resposta para essa pergunta parece ser bem simples né ? Afinal qual a importância do forro já que a cortina que irá ficar em destaque no ambiente! Muitas pessoas não dão o devido valor para essa pergunta, enquanto outras só irão ter essa duvida na hora de comprar uma cortina nova.

 

Então vamos entender deste o inicio o que é preciso saber para fazer uma boa escolha na hora de comprar o forro para cortina!

 

O que é forro para cortina e para que ele serve?

O forro é uma parte que fica posicionado atrás da cortina, sendo a mais próximo da janela. Geralmente fabricado com tecido mais barato e em um modelo menos elaborado.

Tendo como principal função o controle da luminosidade e da privacidade mas também é responsável pela harmonização de cores com a fachada e o conforto acústico.

E por mais contraditório que pareça a característica que gera as maiores discussões é a que melhor define a sua função. A proteção contra os danos causados pelo raios solares em cortina, tapetes, pisos e móveis. Isso por que ele ira sofrer as ações dos raios solares em lugar desdes objetos o que irá influenciar diretamente na nossa próxima duvida.

 

Qual a durabilidade de um forro de cortina?

Não é possível afirmar quanto tempo dura um tecido exposto ao sol através de uma janela ou porta. Isso porque a intensidade do sol se altera durante o dia e até mesmo durante o ano.

Mas como dissemos anteriormente umas das funções do forro é proteger! Isso significa que ele irá receber toda a insolação que iria danificar a cortina, moveis e objetos. Esta função gera as maiores duvidas pois ele é o primeiro a sofrer manchas, rasgos e até chegando, em alguns casos a se “desmanchar” após o processo de lavar.

Assim lembre-se, enquanto o forro esta se deteriorando ele protege os outros itens do ambiente!

 

Quais os tecidos usados em forros para cortina

É possível fazer o forro de uma cortina com qualquer tecido, mas existem alguns que são mais utilizados, muitas vezes devido a sua durabilidade e outras devido as suas características. Veja a baixo os mais comuns e entenda a aplicação de cada um deles. Assim você poderá escolher de acordo com a sua necessidade.

  • Tergal Verão – Este é o tecido mais comum na fabricação de forros para cortina. Ele é um tecido de peso mediano, com bom sombreamento e proteção, tanto para a cortina quanto para os objetos do ambiente. É indicado em ambientes que recebam o sol da manhã ou em situações de sombreamento mais brando.

 

  • Gabardine – Tecido mais pesado que o tergal e por isso garante maior proteção. É indicado para fachadas que recebem a insolação no período da tarde onde o sol é mais intenso.

 

  • Microfibra – Tecido originário da moda, tem sido usado mais recentemente na fabricação de forros para cortina devido ao seu desempenho. Embora seja o mais leve de todos os forros pode ser usado em ambientes que recebam a insolação da manhã, mas principalmente nos que precisam de privacidade.

 

  •  Blackout  100% – Geralmente é usado em ambientes que necessitem de total escurecimento como quartos e home theaters. Podem também ser usados com ressalva em ambientes como salas onde o sol extremo impede a sua utilização.

 

  • Blackout 70% –  É uma sub-divisão dos blackouts, ele gera um escurecimento menor que o Blackout 100%. Muito eficiente em ambientes com insolação extrema onde o Gabardine não é suficiente e o blackout 100% é exagerado.

Qual o modelo que pode ser fabricado o forro?

O forro pode ser fabricado em qualquer modelo, mas como disse anteriormente geralmente é fabricado em um modelo mais simples. O mais comum é o modelo franzido devido a sua praticidade e funcionalidade.

Outro recurso muito utilizado é o de costurar junto o forro à cortina, mas esta situação requer uma atenção especial pois quando abrir a cortina o forro abrirá junto, deixando exposto o ambiente a luminosidade e a falta de privacidade.

O fato de costurar junto tem como principal vantagem o uso de apenas um trilho ou varão o que reduz o custo e facilita a instalação em espaços pequenos.

Caso queira conhecer os outros modelos em que podem ser fabricados o seu forro ou a sua cortina Clique Aqui!

Como harmonizar a cor do forro com a fachada?

Cortina Sem Forro

Cortina Tecido Fendi Sem Forro

Você deve estar se perguntando por que harmonizar a cor do forro com a fachada. Realmente em um primeiro momento parece bem estranho, mas temos duas situações que podemos usar a harmonização de cores.

A primeira é se a fachada da sua residência possuir uma cor diferente de branco, seria interessante pensar em colocar um forro que harmonize com ela.

Para isso existes alguns forro que já estão disponíveis nas cores cinza, bege e marrom, estas cores são as mais utilizadas nas fachadas de residencias de alto padrão.

A outra situação é se a sua cortina tiver uma cor diferente da sua fachada, que poderia ser off-white e você escolheu um tecido na cor fendi, que era perfeita na sua decoração, mas não com a sua fachada! Assim colocar um forro leve em uma cor que harmonize com a fachada e que não irá interferir na cor da cortina resolve este problema.

Como o forro pode ajudar no conforto acústico?

Quando falamos de conforto acústico logo vem a mente um lugar tranquilo e silencioso. Mas como transformar a nossa casa neste lugar?

Nas grandes capitais e principalmente próximo às avenidas fica cada vez mais difícil realizar isso. Mas é possível melhorar em muito, adicionando camadas de tecido, no caso o forro à cortina, trará muito mais conforto acústico diminuindo o ruido externo.

Outra forma em que um forro de cortina pode auxiliar no controle acústico é em home theaters, as camas de tecido ajudam à diminuição da reverberação do som, melhorando na qualidade do som.

Agora como podem ver não é tão fácil assim escolher o forro da sua cortina. E por isso é sempre aconselhável solicitar que um profissional, seja arquiteto ou design de interiores lhe auxilie na sua escolha.

Gostou de saber como escolher o forro ideal para a sua cortina? Então entre em contato conosco que podemos que podemos dar mais orientações !

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This