Materiais antialérgicos estão cada vez mais disponíveis no mercado graças à crescente pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico voltados para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem constantemente com esse mal.
Normalmente, o alérgico já lida com algumas restrições no dia a dia e, por isso, a decoração da casa não precisa ser mais uma. É possível ter uma casa bem decorada, respeitando os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas alérgicas.
Separamos algumas dicas úteis para você deixar a sua casa bonita, sem o risco de causar ou agravar crises alérgicas nos moradores. Acompanhe.
Na hora de decorar, priorize a praticidade
Embora o estilo clean seja o mais indicado para decorar os espaços frequentados por alérgicos, ainda assim é possível deixar o ambiente cheio de vida. Basta escolher itens apropriados.
A higiene frequente dos ambientes e objetos de decoração é fundamental na decoração antialérgica. Por isso, certifique-se de que os materiais antialérgicos escolhidos são resistentes e duráveis. Além disso, cuide para que os ambientes tenham boa ventilação e recebam luz natural.
Estenda a decoração antialérgica para todos os ambientes
A decoração é um recurso que deve tonar o ambiente bonito e aconchegante, mas que também deve favorecer a sua funcionalidade.
Pode até parecer que alguns lugares da casa não oferecem riscos aos alérgicos, como as áreas mais úmidas (cozinha, lavado, banheiro e lavanderia), mas aí é que mora o perigo. Todos os cômodos da casa devem ser decorados com materiais antialérgicos.
Mantenha os alérgenos longe de casa
Para isso, você deve evitar os seguintes itens:
- revestimentos de pisos e paredes com relevo;
- móveis difíceis de arrastar ou de serem limpos;
- tecidos com fibra felpuda ou fibrosa e babados;
- vasos de xaxim, flores e plantas naturais;
- tapetes felpudos e carpetes;
- lustres com reentrâncias;
- nichos e prateleiras;
- cortinas com não sintéticos
- ar-condicionado.
Conheça os materiais antialérgicos
Ao fazer o seu projeto de decoração e até mesmo na hora de construir ou reformar o seu lar, dê preferência para:
- pisos de cimentício, cerâmica, porcelanato ou laminado hipoalergênico;
- móveis revestidos com laminado ou fórmica;
- tintas antimofo e antibactérias;
- plantas e flores artificiais;
- papel de parede lavável;
- tapetes de algodão;
- tecidos sintéticos;
- rejunte antibolor;
- persianas.
Dê atenção especial à decoração do quarto
De todos os ambientes da casa, o quarto exige atenção especial, já que é o local da casa onde passamos longos períodos e todos os dias.
Separamos algumas dicas para te ajudar a transformar esse canto num espaço bonito, confortável e saudável ao mesmo tempo saudável.
Cama
É melhor evitar os modelos com estrado e baú, pois acumulam pó. Escolha camas box com pés de rodízios para facilitar a limpeza.
Roupas de cama
Colchão, travesseiro e almofadas devem ser encapados com tecidos antialérgicos. Evite cobertores de lã e travesseiros de pena. Prefira roupas de cama feitas de algodão.
Tapetes
Escolha tapetes com cerdas baixas, como fios de náilon. No quarto das crianças, é possível investir em placas decorativas de EVA.
Janelas
Você pode investir em persianas ou cortinas. No primeiro caso, prefira modelos verticais que acumulam muito menos pó. E escolha modelos feitos com materiais antialérgicos, como fio de juta, poliéster e resinados.
Já as cortinas devem ser de tecidos leves. E o melhor é optar por modelos instalados com ganchos em varão, o que facilita a retirada para lavagem.
Móveis
Armários embutidos ou móveis que cheguem até o teto são a melhor opção para evitar o acúmulo de pó.
Decorar a casa com materiais antialérgicos é mais fácil do que parece, não é? Exige mesmo planejamento, um pouco de pesquisa e um tantinho de investimento. No entanto, você tem uma casa bonita, aconchegante e saudável. Vale a pena!
Gostou deste artigo sobre decoração com materiais antialérgicos? Quer mais dicas sobre decoração e personalização de produtos? Então, não perca tempo e assine agora mesmo a nossa newsletter.
Deixe um comentário