8 dicas para acertar na decoração da sala e do quarto

  • Home
  • Dicas
  • 8 dicas para acertar na decoração da sala e do quarto
decoração da sala e do quarto

Quadros, estantes, cortinas, almofadas, cores, prateleiras, iluminação. São muitos os elementos que fazem parte da decoração do quarto e da sala, não é mesmo? Apesar de parecer tarefa difícil, criar ambientes bonitos, sofisticados e harmônicos pode ser muito mais fácil do que você imagina.

O primeiro passo é dispor no cômodo que vai ser decorado todos os móveis e outros objetos que você já possui. Feito isso, basta escolher os complementos certos de modo que nenhum elemento se sobreponha ao outro. O segredo, portanto, é ter equilíbrio!

Ficou interessado no assunto? Então, está no lugar certo! A seguir, você confere 8 dicas incríveis para decorar o seu quarto e a sua sala de estar!

Como acertar na decoração da sala?

Para criar uma sala bonita e funcional, o primeiro passo é definir um estilo de decoração para o ambiente. Feito isso, será mais fácil escolher os móveis, as cores e os objetos que vão compor o cômodo. É claro, porém, que não é preciso ser radical. Um aparador vintage, por exemplo, pode cair muito bem em um ambiente totalmente moderno.

A seguir, confira algumas dicas que vão te ajudar a acertar:

1. Escolha a cor da parede de acordo com o estilo de decoração

Com a infinidade de tintas existentes no mercado, escolher a cor ideal para a sala parece uma tarefa bastante complicada, certo? No entanto, uma dica que pode facilitar muito a sua vida é escolher a tintura de acordo com o estilo de decoração do ambiente.

Por exemplo, uma tinta laranja com acabamento fosco (ou seja, sem brilho) pode ser uma excelente opção para um cômodo moderno. Já os tons mais sóbrios — cinza, branco, nude, marrom — talvez sejam as melhores escolhas para as salas clássicas.

Entretanto, tenha cuidado ao escolher cores alegres demais. Lembre-se de que o restante da decoração (objetos, almofadas, estofados, cortinas etc.) deve estar em harmonia, ok?

Além disso, é preciso ficar atento aos acabamentos:

  • acabamento fosco: indicados para ambientes modernos, é ótimo para disfarçar irregularidades na parede;
  • acabamento acetinado: recomendado para paredes lisas (revestidas com massa corrida, gesso ou calfinadas);
  • acabamento semibrilho: ideal para paredes sem imperfeições.

Fique atento também às características do ambiente:

  • para ampliar: prefira as cores claras (branco, gelo, bege e cinza);
  • para refrescar ou esquentar: invista em cores frias (azul, verde e violeta) se o objetivo for resfriar o ambiente e em tons quentes (amarelo, laranja e vermelho) se o intuito for obter o efeito contrário;
  • para iluminar: pinte as paredes de branco, pois a cor reflete a luz incidente.

2. Esconda a fiação dos aparelhos tecnológicos

De nada adianta ter móveis e objetos bonitos se a fiação da sua TV ficar espalhada pelo ambiente. Por isso, sempre que possível, invista em soluções para escondê-la. Há várias formas de fazer isso, como criando um painel de MDF ou gesso acartonado.

3. Invista em tapetes

Definitivamente, os tapetes nunca saem de moda. Na sala, eles são itens indispensáveis para dar um charme a mais ao ambiente. Mas, fique atento: é importante que ele seja um dos últimos elementos a serem escolhidos para compor a decoração. Além disso, caso opte por dois tapetes, tenha cuidado com as estampas.

Tendência no universo decor, os tapetes de nylon, algodão, sisal e chenile são excelentes pedidas para casas modernas. Para compor uma sala perfeita, prefira os modelos sob medida, pois se ajustam em suas necessidades de medidas.

4. Não se esqueça das cortinas

As cortinas são itens essenciais para a sala. Além do aspecto estético, são elas que garantem a privacidade e o conforto dos moradores da casa. As opções de tecido são inúmeras, voil, linho, seda, shantung — costumam combinar com todos os estilos de decoração. No entanto, eles devem ser escolhidos conforme a necessidade de luz, privacidade e incidência solar.

Uma outra opção para decorar as janelas são as persianas, atualmente existem uma grande variedade de materiais, cores, texturas e acabamentos. Vale a pena lembrar que tecidos de blackouts são uma ótima opção para quem deseja escurecer totalmente o ambiente. Sugestão para salas com TVs e Home Theater.

Tanto as cortinas, quanto as persianas podem ser agregadas ao conforto de serem acionadas por controle remoto, ou serem incluídas em um projeto de automação residencial.

O que não pode ficar de fora ao decorar o quarto?

Decorar o quarto é sempre prazeroso! Afinal, é nesse ambiente que descansamos e relaxamos. Por isso, ele merece um cuidado todo especial na hora da escolha dos móveis, das cores, da iluminação e dos demais objetos que vão compor o cômodo. Veja algumas dicas:

5. Tenha cuidado redobrado ao escolher as cores

Ao contrário da sala, o quarto requer um pouco mais de cuidado com as cores escolhidas. Alguns tons de amarelo, laranja e vermelho, por exemplo, são conhecidos por estimular a energia, podendo atrapalhar o sono de quem dorme ali.

Por isso, é sempre recomendado optar por cores frias — azul, verde e violeta —, já que elas remetem aos sentimentos de paz e tranquilidade. Vale lembrar que, neste ano, o bordô, o azul-marinho, o verde e o cinza são as apostas dos arquitetos para o quarto.

6. Abuse do veludo

Sofisticado, o veludo é a tendência absoluta de 2017. Diversos hotéis de luxo e celebridades já incorporaram o material no quarto. Você pode usá-lo de formas variadas, sendo que a mais comum é integrando o veludo em cabeceiras, poltronas ou puffs.

7. Invista em papéis de parede

Versáteis, os papéis de parede são curingas em qualquer decoração. Nesta temporada, estão em alta os modelos 3D, geométricos e com estampas internacionais.

Vale lembrar que o papel acetinado é o mais indicado para pessoas com problemas alérgicos, já que a opção não acumula poeira e é fácil de limpar.

8. Espalhe alguns objetos metalizados pelo quarto

Os objetos metalizados (dourado, rose gold e prateado) tem sido os queridinhos dos arquitetos. Você pode usá-los em vasos, quadros, cortinas ou almofadas, mas sempre em pequenas quantidades. O legal desses tons é que eles combinam com várias cartelas de cores. Por isso, não tenha medo de inseri-los (com bom senso, claro) em seu quarto.

E então, gostou do nosso artigo sobre decoração do quarto e da sala? Como dissemos, não é difícil criar ambientes bonitos e agradáveis. Basta ter cuidado redobrado com a escolha das cores para que o cômodo não fique sobrecarregado demais. Depois, é só escolher os itens decorativos que mais combinam com a personalidade dos moradores do local.

Se você tem outras dicas para acrescentar, escreva nos comentários. Vamos adorar saber como você compõe a decoração do quarto e da sala de sua casa!

Projeto Residencial: Erica Terossi

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This