Tecidos para decoração: história, por que é importante e mais!

  • Home
  • Dicas
  • Tecidos para decoração: história, por que é importante e mais!

Quem não gosta de deitar em uma casa, com lençol de toque macio, ao fim de um longo dia? Ou então, de descansar naquele sofá confortável que você comprou, combinando com aquela cortina de linho — que além de linda, ainda bloqueia o sol na medida certa nas horas mais quente do dia? O que essas situações têm em comum? Os tecidos para decoração!

Os têxteis são parte fundamental da casa, seja na parte interna ou na parte externa. Além de sua função decorativa, os tecidos para decoração podem assumir diferentes funções, dependendo do cômodo onde estão. Conheça um pouco mais sobre a história e a importância dos tecidos, e aprenda como escolher o ideal para cada espaço da sua casa! 

Os tecidos na história: uma introdução 

Não é de hoje que os tecidos para decoração e a história andam de mãos dadas. Mesmo não tendo data e nem local de origem certos, existem registros desde de os tempos pré-históricos sobre a utilização dos tecidos. 

A palavra tecido vem do latim texere, e quer dizer entrelaçar fios, tecer. O primeiro têxtil de que se sabe na história foi o linho. Ele era produzido, na época, por uma técnica rústica que consiste na prensagem das fibras. É possível encontrar citações sobre o linho no Antigo Testamento da Bíblia e também na antiga Grécia, onde era um importante item, presente nas cortinas, nas tapeçarias, almofadas e lençóis. 

No auge da Renascença, durante o século XV, quando o comércio entre o Ocidente e o Oriente médio (e depois estendendo-se até a Índia e a China) começou a desenvolver, as opções de tecidos foram aumentando consideravelmente, fazendo com que o tecido tivesse também um papel decorativo. 

Depois disso, o tecido esteve presente em todos os períodos seguintes da história, desdobrando-se em diferentes tipos, produções e estilos. Sua importância é tanta, que até nos dias de hoje, pelo menos duas vezes por ano, ainda existem lançamentos de novos tecidos para a decoração.

Dos móveis aos cômodos: a importância do tecido para decoração

Os tecidos na decoração são versáteis e assumem características diversas, dependendo do cômodo onde estão. Os têxteis podem ser utilizados para transmitir conforto, aquecer, revestir, dividir ambientes e até apenas como item decorativos em formato de quadros. Conheça algumas das principais formas de utilizar tecidos para decoração:

Revestimento 

Os tecidos como revestimentos cumprem papel funcional e também estético. Aqui, eles podem revestir o estofado de sofás, poltronas e cadeiras harmonizando com o ambiente e estilo de decoração escolhido para o cômodo. O couro, por exemplo, é um tecido que não esquenta muito, diferente do suede. Porém, ambos podem ser encontrados em sofás que harmonizam com diferentes estilos decorativos. 

Móveis antigos podem ser facilmente renovados ou ganharem uma cara nova utilizando tecidos para decoração. Gavetas, banquetas, armários e cadeiras de madeira podem, de forma simples e prática, ganharem vida com tecidos estampados e coloridos. 

A parede também não fica de fora dessa. A utilização de tecidos em vez dos papéis de parede estão cada vez mais comuns no universo do décor e pode ser feita em casa de forma fácil. 

Acessórios funcionais

Já imaginou uma casa sem cortina ou tapete? Ou então sem lençol ou toalha? Os tecidos são fundamentais para garantir o bem-estar e conforto dentro de casa. Seja para receber seja para o convívio dos moradores. 

As cortinas, por exemplo, possuem a função de bloquear o sol e som externo, além de possuírem a capacidade de aquecer ou amenizar o calor de um cômodo, além de dar privacidade aos ambientes que necessitam. 

Já os tapetes delimitam um determinado espaço, proporcionam mais aconchego para o cômodo e até prevenir acidentes, já que pode ser encontrado com propriedades antiderrapantes. 

Os diferentes tipos de lençóis e toalhas que garantem a boa funcionalidade do nosso dia a dia. E há ainda os dosséis e mosquiteiros que podem nos proteger nas áreas externas e internas contra mosquitos e ainda garantem um toque lúdico e exuberante à decoração.

Os tecidos para decoração podem também assumir caráter apenas decorativo, como é o caso de quadros e objetos, como cúpulas de luminárias e cabideiros.

Como escolher tecidos para decoração da casa: um breve guia

Agora que você já sabe a importância dos tecidos para a decoração, que tal aprender quais são os tipos mais indicados para a sua casa? Confira abaixo!

Sala

A sala é um ambiente de descanso e socialização, e por isso pede tecidos para decoração confortáveis e aconchegantes. Tecidos de fibras naturais, como o linho, são muito confortáveis. Porém, se você possui pets e/ou crianças, o couro pode ser a melhor opção, já que são resistentes e fáceis de limpar. Para garantir o conforto, escolha uma manta ou uma capa para sofá de algodão.

As cortinas exercem proteção térmica, controlando temperatura e claridade da sala. O voil e o linho são alternativas leves. Prefira modelos longos que possuem caimento perfeito na sua janela.

Quarto

Lençóis percal 200 fios e de fios egípcios garantirão o repouso dos sonhos. Já nas janelas, se há muita incidência de sol, as cortinas mais indicadas são as com composição sintética, já que são resistentes aos raios solares.

Para ampliar a sensação de conforto, tapetes de fibra sintética próximo a cama são os mais aconselháveis.

Cozinha

As passadeiras são os tipos de tapete mais indicado para a cozinha, pois não ocupam muito espaço e evitam acidentes no caso de derramar algo no chão, por isso, prefira opções de tapete antiderrapante. 

Se a cozinha possuir janela, poderá optar por cortinas de tecidos leves que não esquentam ainda mais o cômodo, como o voil. 

Banheiro

Já no banheiro, prefira toalhas com a maior quantidade de fios e mais longos. Isso resulta em peças mais macias. Entre as opções estão o algodão egípcio e nanocotton e fio penteado.

Os tapetes para banheiro também devem conter propriedades antiderrapantes para garantir segurança ao espaço, caso opte pela peça na composição do cômodo. 

Gostou das dicas sobre tecidos para decoração da casa? Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do décor e deixar sua casa ainda mais bonita, nos acompanhe no Facebook, Instagram e Pinterest e inspire-se! 

Foto: Show Room Santa Rita House Decor 

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This