Como a decoração pode ser funcional para o ambiente?

  • Home
  • Dicas
  • Como a decoração pode ser funcional para o ambiente?

Não basta um design de interiores original, bonito e sofisticado. Uma decoração perfeita precisa também trazer funcionalidade ao ambiente. Porque de nada adianta ter uma bela sala de estar se as cortinas não ajudam a controlar a luminosidade do cômodo ou se os tapetes não contribuem para barrar os ruídos que vêm da rua, não é mesmo? Por isso, optar pela decoração funcional é sempre a melhor opção!

E, para que você compreenda melhor os conceitos dessa tendência do design contemporâneo, trouxemos este post que explica exatamente o que é um décor funcional e como você poderá aplicá-lo em sua casa, aliando praticidade, criatividade e elegância em doses exatas para todos os cômodos. Acompanhe!

O que é uma decoração funcional?

Decorar um ambiente de forma funcional nada mais é do aproveitar o espaço de maneira inteligente, explorando o potencial máximo de cada cômodo da casa. Em termos práticos, isso significa facilitar a usabilidade do local, priorizando questões de conforto e de acesso, sobretudo se os cômodos forem pequenos.

Abaixo, trouxemos um breve guia das principais características que compõem uma decoração funcional:

  • conforto: o cômodo deve dispor de tudo o que você precisa;
  • acessibilidade: o acesso e a circulação devem ser facilitados;
  • usabilidade: o ambiente deve ser fácil de usar;
  • praticidade: a decoração deve ser bonita, porém, objetiva;
  • segurança: o cômodo não deve possuir entraves, quinas desprotegidas ou instalações indevidas.

Como aplicar a decoração funcional em minha casa?

Após compreender o conceito de um décor funcional, não é difícil imaginar como essas questões de usabilidade podem ser aplicadas à casa. Basta pensar nas necessidades da sua família e nas funções que você pretende desempenhar em cada cômodo.

Por exemplo: quando pensamos em uma sala de TV, é importante considerar o barulho que vem das ruas, que poderá ser um entrave ao sossego de quem quer assistir ao programa favorito deitado no sofá.

Da mesma maneira, o sofá precisa ter almofadas confortáveis e deve ser posicionado de modo que facilite o contato visual com a televisão. Quanto às cortinas, elas precisam regular corretamente a entrada de luz no ambiente para que a experiência em frente à TV seja a melhor possível.

Isso sem falar na funcionalidade que as cortinas têm de garantir maior proteção solar para os móveis e pisos, além da proteção acústica interna no caso de reverberação do som do home theater, por exemplo.

Para que você consiga estender esse raciocínio aos demais cômodos da casa, detalhamos abaixo como os principais itens de decoração devem funcionar de acordo com os ambientes. Confira!

Tapetes e cortinas para isolamento térmico e acústico

Vimos como esses itens são ótimos aliados do conforto visual quando falamos das salas de TV ou home-cinema. Mas, para além dos cômodos de entretenimento e convívio social, tapetes e cortinas adequadas são essenciais também para os ambientes de trabalho, como escritórios ou home-office.

Afinal, é impossível conseguir boa produtividade no trabalho ou nos estudos se o ambiente em questão não possuir um bom isolamento térmico e acústico.

E engana-se quem pensa que esse problema só pode ser resolvido com pisos, portas ou janelas específicas. Bastam tapetes e cortinas de boa qualidade para barrar eventuais ruídos, reverberação do som ou claridade excessiva.

Colchas, mantas e almofadas sob medida trazem conforto e originalidade para o décor

Nada pode ser mais aconchegante e acolhedor do que um ambiente onde todos os objetos se encaixam perfeitamente no lugar e têm a cara do dono!

Para garantir esse efeito na sua casa, o ideal é sempre mesclar a funcionalidade dos itens de décor com outros aspectos prioritários do design de interiores: a beleza e a originalidade das peças.

Por isso, investir em itens confeccionados sob medida — como colchas, mantas e almofadas — é aposta certeira para uma decoração bonita e funcional. Assim, além de se adaptarem perfeitamente ao ambiente em questão, as peças fabricadas sob medida trazem aquele ar de exclusividade e originalidade para dentro da sua casa.

Móveis planejados e com função multiuso favorecem a circulação no ambiente

Sabemos que a conjugação de ambientes é uma das tendências mais modernas e funcionais do design de interiores, principalmente quando falamos de casas ou apartamentos pequenos.

Nesse sentido, os móveis podem ser grandes aliados do décor funcional, contribuindo para demarcar a divisão das áreas conjugadas da casa, por exemplo. Ou, ainda, favorecendo a circulação nos ambientes internos. É aí que entra a marcenaria planejada!

Apostar em móveis planejados é a tendência campeã da funcionalidade e da otimização dos espaços. Fabricado sob medida, esse tipo de mobiliário se adapta perfeitamente ao tamanho do cômodo, garantindo o máximo aproveitamento do espaço em questão.

No quarto das crianças, por exemplo, a gente sabe como é difícil manter o cômodo livre para a circulação, não é mesmo? Camas com gaveteiros debaixo do colchão, beliches integradas a armários e escrivaninhas, escadas que guardam gavetas sob os degraus… Todas essas opções são perfeitas para te ajudar nesse caso!

Outra ótima dica é instalar nichos e prateleiras em vários cômodos da casa, aproveitando melhor as paredes e deixando mais espaço livre no chão. Além de favorecem a organização dos itens, esses móveis valorizam a exposição das suas peças favoritas de décor.

Além disso, outros tipos de móveis podem ser explorados de maneira que se tornem verdadeiros multiusos na decoração dos demais cômodos da casa. Aquela mesa retangular que está estagnada na copa pode servir também de aparador na entrada da casa, ou como base para o espelho de mesmo formato no corredor. Que tal?

Já as banquetas que estão sobrando na cozinha podem virar criativas mesinhas de centro ou criados-mudos. Solte a imaginação e explore todo o potencial que o seu mobiliário permitir!

Espelhos trazem leveza, amplitude e iluminação para a casa

Quando falamos em funcionalidade os espelhos não poderiam ficar de fora, não é mesmo? É inquestionável o poder que essas peças têm de transformar e valorizar o design de interiores da sua casa, seja favorecendo as sensações de leveza e amplitude do ambiente ou simplesmente contribuindo para deixar tudo mais iluminado.

Para garantir esse efeito, instale-os em toda a extensão: de uma parede a outra ou do piso ao teto. E prefira os espelhos de corte reto, pois esse tipo de corte diminui as juntas, favorecendo a sensação de continuidade e amplitude.

Assim como os espelhos, os papéis de parede também são opções potenciais para deixar a sua decoração mais funcional, aliando praticidade, preço baixo e aconchego para os ambientes.

No entanto, recomenda-se que as tonalidades e padronagens do papel de parede sejam neutras e sutis. Caso contrário, eles poderão pesar o ambiente com excesso de cores ou informações.

E aí? Está inspirado para renovar o design da sua casa com uma decoração funcional? Após essa leitura, apostamos que sim! Que tal começar conferindo nossas redes sociais? Temos várias sugestões inspiradoras no nosso Instagram, Facebook e Pinterest!

Crédito foto/projeto Beto Tozi 

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Blog Comments

Parabéns…. Conteúdo fantástico! 😉

Obrigada !!! Que bom que você gostou !!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This