Tipos de Yoga: escolha a prática ideal para você

  • Home
  • Dicas
  • Tipos de Yoga: escolha a prática ideal para você

Antes de decidir qual dos tipos de Yoga é o ideal para você, é preciso ter um entendimento da prática em si. Trata-se de uma disciplina que surgiu há mais de 6 mil anos na Índia, desenvolvida com o intuito de balancear a saúde física, mental, espiritual e emocional das pessoas.

Muitos se enganam ao entendê-la como uma religião. Apesar de também ter seu lado espiritual, é possível defini-la como uma atividade que promove o equilíbrio em todos os aspectos da nossa vida e que tem se popularizado cada vez mais por aqui, por ser uma ótima solução para aliviar o estresse físico e psicológico do dia a dia corrido.

Ao contrário do que se pensa, não é preciso ter um corpo flexível para praticar a Yoga, afinal esse é um dos pontos trabalhados nas aulas. Basta ter força de vontade e uma mente aberta para aprender — sobre si mesmo e sobre a filosofia aplicada durante os encontros. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os benefícios da prática?

Um dos aspectos mais interessantes dessa prática é que ela gera benefícios que vão muito além do físico — eles têm tudo a ver com a sua saúde como um todo, desde a física até, em alguns casos, a ética. São poucas as atividades cujo impacto é tão amplo.

Entre tais vantagens, estão:

  • aumento de flexibilidade e mobilidade;
  • ajuda na perda de peso e na desobstrução das vias respiratórias;
  • redução da ansiedade e do estresse;
  • melhora da concentração, do equilíbrio emocional, da circulação sanguínea, da força muscular e até do sistema imunológico.

No geral, a Yoga deixa o praticante muito mais disposto para enfrentar os dias e também trabalha bastante a autonomia, defendendo que cada um é responsável por seus atos.

Quais são os tipos de Yoga?

A Yoga se destaca por ser uma modalidade aplicável de diversas formas, cada uma focada em um ponto diferente. Há quem foque mais na questão física; outros já privilegiam a vertente espiritual — tudo depende do que você busca.

Conheça mais sobre cada uma das opções para auxiliar na hora de escolher qual é a ideal para você e o seu estilo de vida:

1. Hatha Yoga

É a variação mais popular, considerada a Yoga “clássica”. Suas aulas são ideais para iniciantes na prática, já que trabalham um grande número de posições em um ritmo mais tranquilo.

Na Hatha Yoga, os alunos são encorajados a focar não apenas nos exercícios, mas também na respiração. Eles aprendem sobre seus sentidos e são introduzidos à meditação, com o objetivo de encontrar um equilíbrio mental e espiritual durante as atividades.

Apesar dessa breve introdução durante as aulas, elas são mais direcionadas ao corpo do que à filosofia.

2. Raja Yoga

A meditação se torna a essência da Raja Yoga. Seu objetivo é o crescimento espiritual, então não é exigida tanta força física quanto nos outros tipos. Nela, os alunos são encorajados a conhecer a realidade, alcançar o despertar e, eventualmente, a iluminação.

Se você busca combater problemas relacionados ao estresse ou à sua saúde mental, essa pode ser a escolha ideal. Muitos acreditam que, por meio dessa modalidade, puderam se alinhar com uma vida mais significativa e cheia de propósito.

3. Power Yoga

O grande diferencial da Power Yoga é que ela combina as posições e os princípios da Yoga com exercícios físicos mais pesados. Isso a torna a opção mais atrativa para quem deseja perder peso.

Seu ritmo agitado é acompanhado de música e as aulas não costumam seguir sequências predefinidas. Acessórios como cordas, cintos e pesos são incorporados às atividades, potencializando o esforço de quem opta por esse tipo.

No entanto, tal modalidade não trabalha toda a espiritualidade que, normalmente, vem com a prática da Yoga. É considerada uma opção mais comercial.

4. Iyengar Yoga

Esse método é ideal para quem precisa se atentar à postura, trabalhando, em especial, o alinhamento do corpo de forma bem detalhista. As poses são tradicionais — a diferença está na forma como são executadas.

Os professores de Iyengar Yoga são treinados em biomecânica e compreendem quais posições são mais benéficas para o ajuste de um determinado problema (como o de coluna, por exemplo).

Os praticantes, ao longo das aulas, aprimoram suas formas e se tornam menos suscetíveis a lesões. Por isso, a modalidade é indicada para pessoas com problemas de postura e motores ou que, simplesmente, desejam tomar uma precaução a mais para evitá-los.

5. Aero Yoga

Diferentemente de todas as variações já apontadas, a Aero Yoga conta com o auxílio de um acessório especial: tecidos presos ao teto, similares àqueles típicos das aulas de circo.

Esses tecidos são utilizados como ferramentas para auxiliar na execução das poses tradicionais da prática. Eles as deixam menos pesadas na coluna e também facilitam o alongamento do corpo.

Por ser mais leve, essa categoria faz com que os praticantes atinjam o relaxamento mais facilmente. Ela também é indicada a pessoas com lesões, desde que evitem pressão sobre a região problemática.

6. Hot Yoga

Como o próprio nome sugere (traduzido do inglês, “Yoga Quente”), essa modalidade é realizada em salas que podem registrar até 40º C. Isso porque os instrutores garantem que as altas temperaturas auxiliam no relaxamento muscular e promovem a desintoxicação do organismo por meio do suor.

Mas é claro que cuidados extras devem ser tomados para evitar efeitos como hipertermia. O praticante deve lembrar sempre de beber bastante água, afastando o risco de choque térmico ao deixar o ambiente.

Quando realizado de forma responsável, esse tipo de Yoga pode ser incrível para superar limites. Por isso, ele é indicada principalmente para quem já está acostumado com exercícios físicos, preferencialmente dentro dos ramos da própria Yoga.

Essas são apenas algumas das opções de prática, dentre inúmeras outras. Com a popularização da atividade, muitas variações foram criadas e a tendência é que o número continue a crescer (ainda bem!). Afinal, fica ainda mais fácil encontrar algo que combine com você, não é mesmo?

Agora que já vimos quais são os principais tipos de Yoga, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e encontrar alguém para iniciar essa jornada tão gostosa e interessante com você? Até a próxima!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This