Praia com Crianças: 9 cuidados a serem tomados

  • Home
  • Dicas
  • Praia com Crianças: 9 cuidados a serem tomados
praia com criancas

Verão, férias, mar… Ir à praia com crianças pode ser uma atividade inesquecível para você e para eles, mas é fundamental adotar algumas atitudes para que as memórias sejam as mais positivas possíveis. Afinal, algo tão saudável e divertido não deve se tornar motivo de preocupação para as várias famílias que migram para o litoral para aproveitar as férias dos pequenos.

Pensando nisso, juntamos uma lista com cuidados a serem tomados para que todos possam curtir esse tempo tão gostoso sem dores de cabeça. Confira!

1. Preste atenção no horário

Isso não vale apenas para as crianças: a maioria das pessoas sabe que só se deve tomar sol em determinados horários, quando seu efeito está menos agressivo. É verdade que se dar ao trabalho de sair e ter de voltar só depois é um pouco chato, mas vale a pena quando o assunto é a sua saúde e a das crianças.

Anote aí: a exposição ao sol entre às 10h e 16h, principalmente durante o verão, não é recomendada.

2. Fique de olho

Crianças, muitas vezes, não sabem o que é certo e o que é errado — e nem o quanto o errado pode fazer mal a elas. É assim mesmo: os pequenos costumam ter mania de levar à boca tudo o que alcançam, inclusive areia e brinquedos sujos. Já os maiores, curiosos, podem acabar indo dar um mergulho no mar sem contar a ninguém. E esses são apenas dois entre inúmeros exemplos.

Por isso, em um passeio como esse, a supervisão de um adulto deve ser constante. Se você tiver companhia, todos os adultos podem fazer um revezamento para que cada um tenha a chance de relaxar e aproveitar a praia, nem que seja por alguns minutos.

3. Mantenha a hidratação

O calor forte pede cuidado especial com a hidratação, afinal, as pessoas transpiram muito mais e sofrem maior perda de água e sais minerais. Isso sem mencionar que, com tantas distrações, a probabilidade de os pequenos se lembrarem de pedir algo para beber quando estão com sede é muito menor.

Ative um timer no seu celular para lembrar de oferecer líquidos com frequência. Invista em opções saudáveis: água bem geladinha, sucos e até picolés de frutas feitos em casa fazem muito bem e, de quebra, também são mais amigáveis para o bolso.

4. Lembre-se da proteção contra o sol

Tomar sol faz bem para a saúde e é fonte de vitamina D. No entanto, isso não significa que os devidos cuidados devem ser deixados de lado. Não importa a idade do seu filho, a utilização de filtro solar é essencial e sua aplicação não deve ser feita apenas no rosto e nos ombros, mas em todas as partes do corpo expostas. O retoque periódico também é obrigatório.

E não é só isso: para um dia no sol ainda mais seguro, leve um bom guarda-sol e acessórios que protejam o rosto da criança da luz excessiva. Além de proteger, essas medidas também deixam o passeio mais prazeroso, já que o calor não é tão intenso na sombra.

5. Garanta a alimentação

Barraquinhas de praia, apesar de serem práticas, não são uma boa pedida na hora de alimentar a garotada. Nelas, há a possibilidade da comida ter ficado exposta sem refrigeração — e você não tem grandes garantias quanto à higiene do estabelecimento.

Tente sempre levar opções saudáveis e leves de casa. Legumes, por exemplo, são de fácil digestão e ricos em água. Sanduíches naturais são fáceis de fazer e também de transportar. E, caso você se esqueça e tenha de comprar na praia mesmo, dê preferência ao que está em uma embalagem lacrada e com data de validade, de procedência confiável.

6. Leve brinquedos

Os pequenos querem se divertir durante seu passeio e a maioria deles pode ver o mar como a solução perfeita para isso. Se você não quer passar a maior parte do seu tempo na água, é importante levar brinquedos como distrações para eles na areia. Baldes e pás para fazer castelinhos e outras construções, por exemplo, são simples de levar e podem ocupar bastante tempo deles.

Outra dica é levar uma piscininha inflável. Assim, a criançada se diverte com a água e fica ao seu alcance ao mesmo tempo.

7. Cuide da pele

Alguns cuidados começam antes da viagem. Certifique-se que as crianças não têm qualquer tipo de alergia ou doença de pele que as impeça de brincar na areia.

Também é importante checar todos os dias se elas não se machucaram de alguma forma, porque machucados expostos ao sol, à areia e à água do mar podem infeccionar muito facilmente. E não se esqueça de levar uma toalha, para não deixar o pequeno se secar ao vento.

8. Use e abuse de pulseiras de identificação

Por mais que todas as medidas preventivas sejam tomadas, sempre há a chance de que algo dê errado e seu filho se perca. Nem sempre isso quer dizer o pior: para evitar problemas, use uma pulseira de identificação no pulso da criança, para que as pessoas saibam como lhe encontrar.

A maioria dos postos de salva-vidas disponibiliza as pulseiras para retirada — é só ir até o mais próximo. Coloque o nome da criança, do responsável e o número para contato.

9. Converse com as crianças

A garotada é mais esperta do que aparenta. Muitas vezes, uma boa conversa é o suficiente para que eles entendam os perigos que você está tentando prevenir com tantos cuidados. Também é preciso instruí-los a não falar com estranhos e pedir permissão para alguém da família antes de brincar com algum amigo novo.

Uma vez que eles se tornam cientes de tudo o que é necessário fazer para garantir sua segurança, é possível que eles mesmos tomem algumas das providências para ajudar.

Esperamos que as dicas contribuam para que o verão da sua família seja incrível e que as idas à praia com crianças ocorram sem preocupações. Que tal compartilhar o artigo com seus amigos nas redes sociais para facilitar os passeios deles também?

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This