Inspire-se com 8 ideias para usar cactos na decoração

Você já deve ter percebido que incorporar cactos na decoração tem se tornado cada vez mais popular, não é mesmo? Plantas são uma ótima forma de trazer vida ao ambiente — e os cactos, em especial, encantam por serem dos mais variados formatos e tamanhos. 

Essa variedade é uma das vantagens de utilizá-los na decoração: eles são extremamente versáteis. Assim, basta escolher o que melhor combina com o seu estilo e saber onde encaixá-los para complementar o visual selecionado para o seu lar. 

Às vezes, queremos trazer um pouco da natureza para a nossa casa, mas não temos o tempo necessário para cuidar de uma planta. Felizmente, os cactos são perfeitos para quem tem a rotina mais corrida, pois requerem pouco cuidado. Nesse caso, basta um pouco de sol e água semanalmente para mantê-los vivos e saudáveis. 

Pensando nisso, juntamos algumas ideias para servir de inspiração para você. Confira:

1. Faça composições

Aproveite que há tantos tipos para fazer composições com vários deles. Essa ideia é interessante para quem não tem muito tempo para pensar em uma decoração extremamente elaborada, visto que os cactos se tornam objetos decorativos por si só e não pedem um complemento. 

Os tamanhos podem mudar, mas procure sempre combinar os vasos entre si para um efeito uniforme e caprichado no canto escolhido.

2. Brinque com projetos DIY

Se a sua intenção é não investir muito dinheiro, é possível abusar do DIY (Do It Yourself ou “Faça Você Mesmo”). Vasos simples de cerâmica dão oportunidade para você soltar a criatividade com tintas coloridas e diferentes padronagens. Sites como o Pinterest estão cheios de referências interessantes para você se inspirar! 

Essa opção tem duas grandes vantagens. Além de proporcionar um momento criativo, o que pode até ser considerado uma forma de meditação, ainda deixa os vasos decorados de acordo com o seu gosto e o ambiente escolhido. Um toque personalizado e todo seu na sua casa não tem preço!

3. Dê vida aos cantos inusitados 

Todos temos aqueles cantinhos meio esquecidos da casa, seja por não caber outro móvel ali ou, simplesmente, porque não conseguimos pensar em nada que pudesse preencher aquele espaço.

Os cactos são perfeitos para dar alma a esses lugares. Degraus de escadas, por exemplo, ficam ainda mais charmosos quando decorados com pequenos vasos — fora do caminho de quem está passando, é claro. O parapeito das janelas também pode se beneficiar bastante desse item. Pode apostar sem medo!

4. Monte terrários

Terrários, principalmente aqueles de vidro, mostrando os materiais utilizados neles, são lindos objetos de decoração. Junte isso com a praticidade de cactos e outras plantas suculentas (que também armazenam água no caule) e você tem a solução perfeita para dar um visual mais elegante para o ambiente sem precisar tomar grande parte do seu tempo. 

Como eles estão em alta juntamente com a decoração escandinava, há vários tutoriais online para você montar um em casa. No entanto, não tem mistério: é só forrar o vaso com substrato (ou qualquer tipo de terra própria para plantio), plantar os cactos e enfeitar com pedrinhas de aquário. Você pode até alternar as camadas, desde que ainda consiga manter a terra em um nível que permita o plantio.

5. Incorpore um jardim Zen

Jardins Zen são bons aliados da meditação. De origem japonesa, são pequenos campos de areia em que você pode desenhar da forma que preferir, para clarear a mente. Muitas vezes, eles já vêm com alguns acessórios, como pedras, grama e cascalho. 

Adicionando mini cactos, você dá mais vida ao seu jardim e ainda combina decoração e relaxamento. Desse modo, o jardim zen decorado é um ótimo objeto para deixar nos lugares da casa em que você mais passa tempo.

Assim como o terrário, também há a opção de você mesmo fazer um. Basta escolher um recipiente propício, colar o cacto — que, neste caso, tem que ser de plástico — na base e depois forrá-lo com areia bem fininha. O rastelo que você usa para desenhar depois pode ser encontrado na maioria das lojas de jardinagem. 

6. Utilize o que você já tem

Não é necessário se ater a vasos. Se você vai adicionar essas plantas à decoração da sua cozinha, por exemplo, é possível usar instrumentos que você já tem nela para criá-lo. Canecas no estilo Mason Jar e pequenos bules são ótimas casas em potencial para os seus pequenos cactos. Para os maiores, pode-se optar por um balde de alumínio pintado. 

Use a criatividade para assegurar que a sua casa seja única!

7. Combine com o seu estilo de decoração

A essência que você quer passar com a decoração da sua casa não deve ser perdida nos complementos, por menores que sejam. Por isso, mesmo os pequenos vasos devem estar coerentes com o restante do ambiente.

Se a impressão que você quer passar é de elegância e requinte, por exemplo, aposte em vasos de vidro ou materiais metalizados em tons neutros. Se você faz a linha mais divertida, vasos de cerâmica bem coloridos e decorados manualmente podem ser uma boa pedida. 

Afinal, são eles que devem se adaptar à sua casa, e não o contrário. 

8. Aposte em acessórios

Se você tem filhos, é normal que hesite um pouco em ter plantas que tenham espinhos dentro de casa. Afinal, os pequenos nem sempre têm controle do que estão fazendo e acidentes podem acontecer. No entanto, isso não significa que você não possa se inspirar neles. 

Muitos artesãos fazem cactos de crochê que imitam os reais, são muito charmosos e ainda não possuem espinhos. Sem mencionar que, claro, não dão trabalho nenhum. 

Além disso, com sua popularização, eles também estão começando a marcar presença em estampas e outros objetos de decoração no formato deles, como porta anéis. É possível trazê-los para a sua casa sem os riscos adicionais para as crianças. 

Esperamos que este artigo sobre cactos na decoração tenha ajudado você a se inspirar e apostar nessa tendência! Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro do mundo décor, aproveitar mais textos como esse e saber de todas as nossas novidades!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This