Inspiração: 5 principais tipos de cortina e como usá-los em casa

  • Home
  • Inspiração
  • Inspiração: 5 principais tipos de cortina e como usá-los em casa
Show room de cortina loja santa rita

Se tem uma coisa em que todo decorador e arquiteto de interiores concorda é que as cortinas dão à casa um inegável ar de aconchego e elegância. Mas, às vezes, não é fácil escolher a ideal para cada ambiente entre os diversos tipos de cortina existentes no mercado.

Além disso, elas podem se tornar uma parcela dispendiosa do orçamento disponível para decoração, o que faz com que sejam negligenciadas e escolhidas no final do processo. Ao deixá-las em segundo plano, perde-se a oportunidade de controlar a luminosidade do ambiente com muito mais charme.

Mais do que dar beleza à casa, as cortinas são práticas: oferecem conforto visual e são importantes para tornar o ambiente mais agradável no que diz respeito à entrada de luz e à circulação de ar. E, graças à grande variedade de modelos e tamanhos, se encaixam perfeitamente em qualquer cômodo.

Para ajudar você na missão de escolher as cortinas de sua casa, criamos um miniguia sobre modelos, tecidos, cores, como e onde usá-las. Confira!

Tipos de cortina

1. Romana

As linhas retas as deixa sofisticada e elegante. Além disso, é aquele tipo de cortina com sistema de recolhimento horizontal ideal para janelas.

2. Painel

Composta por painéis de tecido presos a trilhos que correm no sentido horizontal são ideais para quem tem grandes portas e janelas de vidro em casa. Luxuosas, essas cortinas vão bem em qualquer ambiente.

3. Rolô

Já imaginou uma cortina simples e reta ? Então, pensou na do tipo rolô. Seu sistema de acionamento é simples e funcional, enrolando ou desenrolando a cortina sempre que necessário. Várias opções de tecidos para compor !

4. Persiana Horizontal

A praticidade das persianas é seu carro-chefe. Fáceis de instalar, simples de limpar, elas pode ser usadas em banheiros, escritórios, cozinhas e quartos de crianças. Diferentes tipos de materiais (madeira ou alumínio) essas queridinhas podem deixar o ambiente mais prático e funcional.

5. Tradicional Confeccionada em Tecido

São as mais tradicionais aquelas comuns que vão bem em qualquer ambiente. Normalmente, são confeccionadas em tecidos, com incontáveis opções de cores e estampas e que cumprem uma função principalmente decorativa. E com uma infinidade de modelos: Franzida, Prega Americana, Prega Macho, Ilhós, Wave entre outros modelos.

Variações de tecidos para cada tipo de cortina:

Contamos com um universo á parte em opções em cores, texturas, transparências, e bloqueadores de sol;

Primeiro precisamos entender a necessidade do ambiente para escolher o tipo do tecido mais correto para o seu ambiente.

Cores das cortinas

Como em qualquer coisa na decoração de interiores, a cor da cortina precisa combinar de forma harmônica com o ambiente. Suas escolhas de estilo, como cores e estampas, vão depender do ambiente que você deseja criar e se suas cortinas serão protagonistas ou coadjuvantes em seu décor.

De uma forma geral, a maior parte das pessoas opta por manter a cortina apenas como um complemento no ambiente. Se for esse o seu caso, invista em cores clássicas como o branco e o marfim. Os tons neutros, cinza e bege, por exemplo, também são ótimas escolhas.

Se você faz parte do grupo de pessoas que acham que as cortinas podem se destacar no ambiente, não tenha medo de arriscar. Acompanhe a paleta de cores do ambiente e se jogue em tons mais marcantes, como azul, vinho e verde. Se sua ideia é ser ainda mais ousado, lance mão de estampas e texturas.

Tecidos para cortinas

Seda

Por ser um tecido macio, a seda tem baixa condutividade térmica mantendo o ambiente quente no inverno e fresco no verão. Por sua nobreza, costuma ser usada para dar um toque de sofisticação à cortina. Tecido delicado.

Voal

Maleável e flexível, esse tecido fino pode ser vazado, amassado e bordado. Ainda assim, é um tecido bem tradicional. Por isso, escolher será uma tarefa bem difícil.

Shantung

Parente da seda em sua nobreza no brilho e sofisticação, o shantung é um custo benefício para quem quer a elegância da seda sem gastar tanto. menos encorpado e levemente transparente. Quando usado em espaços integrados, garante a sensação de frescor e leveza ao ambiente.

Linho

Um clássico! Nobre e de aparência natural, o linho agrega elegância à decoração. É ainda usado de forma combinada com outros tecidos mais leves como o shantung, o voal e a seda.

Sarja

Tão encorpado quanto o linho, a sarja também vai bem combinada com tecidos mais leves e finos. A diferença é que esse tecido dá aos espaços um ar bem despojado e informal.

Onde e como usar cortinas

Cozinhas e lavanderias

Na decoração, é sempre possível associar funcionalidade e beleza de forma harmoniosa. Sobretudo em ambientes como cozinhas e lavanderias. Se elas possuírem janelas grandes, vão necessitar de cortinas do tipo rolo ou painel para diminuir a incidência do sol se escolhidos o tecido termo screen.

Salas

Esses são ambientes em que cortinas leves garantem delicadeza à decoração. Seu comprimento, longo e até o chão, dá um ar de sutileza. Nas salas com ambientes integrados, vale a pena investir em persianas. Já em salas de visita, as tradicionais são muito bem-vindas. Salas de TV comportam as cortinas com tecidos de Blackout para dar aquela escurecida necessária para um filminho.

Quartos

Por serem locais de descanso, as cortinas são normalmente mais encorpadas ou até mesmo o tecido blackout, justamente para manter a luminosidade externa baixa. Aqui cabem cortinas do tipo blackout combinadas com tecidos como linho ou sarja. Cortinas de rolô também fazem sucesso nesses ambientes.

Banheiros

Aqui, as cortinas são complementos charmosos. Usadas para quebrar a luminosidade e criar um ambiente com mais privacidade, elas têm o tamanho exato das janelas. As persianas de alumínio ou de painel são boas opções, bem como as tradicionais.

Cortinas são peças importantes para quem deseja emoldurar os ambientes, decorar as paredes e dosar a luminosidade da casa sem perder a luz natural. Apesar dos mais variados tipos de cortina e modelos, cada cantinho do lar tem uma necessidade.

Versatilidade, estilo, beleza, sutileza e leveza são qualidades importantes na hora de acertar na escolha. Versatilidade também é imprescindível para quem deseja usar as cortinas para criar ambientes que equilibram luz e sombra na medida certa.

Sejam as cortinas protagonistas imponentes, sejam coadjuvantes charmosas, o importante é que elas reflitam bom gosto e personalidade. Visite nosso site e entre contato para conhecer os tipos de cortina que melhor se encaixam em sua decoração.

FOTO: Showroom Santa Rita House Decor

Tags:

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This