Decoração personalizada: o que é, por que é importante e mais!

  • Home
  • Dicas
  • Decoração personalizada: o que é, por que é importante e mais!

Sentir-se bem em um local é chamá-lo de lar — independentemente de ser uma casa ou apartamento. Esse é o principal objetivo de quem decide investir em decoração. E mesmo quem não entende a fundo a importância que esse investimento pode representar na qualidade de vida já considera a decoração de sua moradia uma etapa fundamental na busca do bem-estar.

Dentre os trabalhos de ornamentação, um tipo vem ganhando cada vez mais destaque: a decoração personalizada. Você sabe o que isso significa? Continue lendo o artigo para entender o que é, qual a sua importância e como implementá-la na sua casa. Confira:

Importância da decoração personalizada

Organizar uma casa ou apartamento não é uma tarefa tão simples e requer dedicação tanto de tempo quanto de dinheiro. Quem não quer ter a dor de cabeça de pensar em todos os detalhes que envolvem a montagem de uma residência pode contratar um profissional especializado em decoração ou uma empresa que atue nesse ramo.

Até pouco tempo, esse tipo de serviço era considerado de luxo, com preços bastante elevados que acabavam limitando a contratação a pessoas de alta renda. Porém, hoje em dia, devido ao aumento do número de empresas que oferecem esse serviço, os preços estão diminuindo e ficando mais acessíveis.

A decoração personalizada ganhou muitos adeptos pelas vantagens que oferece. E quando se fala sobre ela, citam-se também projetos que são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada indivíduo que contrata o serviço.

Como o nome já deixa explícito, a decoração personalizada é pensada de forma direcionada e exclusiva para o cliente. Nesse tipo de projeto, levam-se em conta todas as especificações de um projeto de arquitetura ou design de interiores, como o planejamento do espaço e a escolha dos melhores móveis para ocupar a área de maneira inteligente — mesmo que, para isso, os móveis precisem ser construídos especialmente para o local.

Dessa forma, a residência vai ficar organizada de modo a oferecer o máximo de conforto para os moradores. Mas a decoração personalizada vai além disso. Seu principal objetivo é entender as características dos moradores do local e, a partir desses perfis, oferecer uma proposta de projeto que os represente. Vamos entender melhor como isso funciona?

Tipos de decoração para seu perfil

É comum ouvir uma brincadeira de decoradores profissionais: que também faz parte de seus trabalhos o papel de psicólogo. Isso se deve ao fato de que é preciso conversar bastante com o cliente para entender sua personalidade e transparecer os seus gostos pessoais no projeto de decoração.

Para ficar mais fácil de entender as possibilidades desse tipo de trabalho, vamos citar exemplos de decorações personalizadas para os seguintes tipos de perfil: neutro, despojado, extrovertido e moderno.

Neutro

Uma pessoa com o perfil neutro costuma ser séria e observadora. Gosta de apreciar diversas formas de arte, como esculturas e pinturas, que acabam sendo boas apostas para serem usadas numa decoração voltada para esse público.

Também é interessante fazer uso de cores quentes nos ambientes, que devem ser organizados com simetria para atender às expectativas perfeccionistas de uma pessoa com esse perfil.

Despojado

O cliente despojado tem um comportamento mais relaxado e calmo. Acaba sendo um pouco indeciso, por isso não é aconselhável fazer uso de cores fortes em grandes partes do ambiente. Nesses casos, o melhor é deixar os móveis e paredes com cores claras, dedicando mais atenção aos detalhes decorativos, como almofadas, quadros e abajures — que podem ser substituídos com certa facilidade.

Extrovertido

Quando extrovertida, a pessoa é dinâmica e gosta de coisas divertidas. Uma boa ideia para esses casos é a criação de ambientes vibrantes. Uma opção interessante é usar papéis de parede, que são aplicados em pouco tempo e apresentam diversas variações de cores e ilustrações.

Moderno

Pessoas modernas estão mais abertas a decorações inovadoras. Para elas, é possível propor tanto uma parede com textura quanto um móvel de destaque com uma cor inusitada — os dois compondo o mesmo ambiente. Outras opções que funcionam bem para o perfil moderno são os tapetes com estampas e as cortinas coloridas.

Ajuda profissional para decoração personalizada

Devido à infinidade de produtos de decoração que existem no mercado, tomar as decisões certas para uma boa composição dos ambientes de uma residência pode ser mais difícil do que se imagina. Por isso, é aconselhável investir na contratação de um bom profissional para auxiliar nessas escolhas.

Hoje em dia, existem alguns profissionais que podem atuar nesse segmento. Arquitetos costumam focar em projetos mais complexos (uma construção ou reforma completa de uma casa, por exemplo), mas também é possível contratar esse profissional para desenvolver uma proposta de decoração.

Outra carreira que está ganhando espaço é a de designer de interiores, especialidade que tem como foco oferecer soluções de organização para espaços internos ou áreas de lazer de uma residência. Esse profissional não pode propor intervenções na estrutura da construção, como quebrar paredes ou realizar alterações nas instalações elétrica e de esgoto — coisas que um arquiteto está habilitado para fazer.

Também é possível contratar um decorador, que trabalha mais focado nos detalhes de um ambiente propondo modificações menores, mas que acabam mudando bastante a estética desses locais. É viável, por exemplo, manter todos os móveis que já fazem parte do cômodo mudando a organização deles e acrescentando detalhes decorativos, como quadros, vasos, tapetes e mantas para sofá.

Outra alternativa é procurar por lojas de decoração ou empresas de móveis modulados que, na maioria das vezes, já possuem esses profissionais atuando em parceria para oferecer um pacote completo de soluções para o cliente.

E então, a leitura deste artigo ajudou você a entender a importância da decoração personalizada? Perceba que investir nesse tipo de trabalho pode proporcionar bem-estar para todos os moradores de uma residência, que estarão vivendo em ambientes pensados especialmente para eles.

A decoração personalizada prioriza o gosto pessoal do morador. Por isso,torna-se o tipo de serviço ideal para quem está reformando sua residência. Sentiu vontade de fazer melhorias em sua casa ou apartamento? Entre em contato com a Santa Rita House Decor!

 

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This