Decoração com tapetes: saiba como usar e garantir charme ao ambiente

  • Home
  • Dicas
  • Decoração com tapetes: saiba como usar e garantir charme ao ambiente

Algumas peças de decoração são verdadeiros clássicos e nunca saem de moda. É o caso do tapete, este objeto de decoração que ultrapassa séculos sem perder a sua importância, ganhando novos usos ao longo dos anos não só como objeto decorativo mas também como item utilitário.

O tapete assume funções como a de proteção dos pisos da casa e a de isolante térmico em ambientes de piso frio, por exemplo. Além disso, um tapete adequado a cada cômodo da casa traz uma sensação de aconchego que poucos objetos de decoração proporcionam.

Mas como escolher a decoração com tapetes ideal para os ambientes da sua casa? Confira nestas dicas que preparamos para você.

O que você precisa considerar para fazer uma decoração com tapetes

Ambiente

Observe onde o tapete será instalado. Anote as metragens do local e lembre-se de que para usá-lo em uma sala de jantar, por exemplo, a medida do tapete deve ultrapassar a medida das cadeiras afastadas, pois quando você estiver recebendo seus convidados ou nas refeições da família, a sobra evita que as cadeiras fiquem “bambas” por conta do posicionamento do tapete.

Volume de circulação de pessoas no recinto

Se o local onde você quer decorar com tapete recebe grande circulação de pessoas, é importante que a peça seja resistente o bastante para que sua durabilidade não seja comprometida por causa do grande uso.

Crianças e animais de estimação em casa

Para quem tem crianças pequenas ou animais de estimação, é importante que o tapete seja, além de decorativo, fácil de limpar. O mercado tem uma ótima variedade de modelos e cores. Com certeza, existe um tipo certo para a sua necessidade. Antes de comprar, busque orientação de profissionais ou pesquise bastante sobre materiais para saber qual é o modelo ideal para o seu lar.

Existência de pessoas com dificuldade de locomoção

Nesse caso, observe as alturas: peças com uma altura maior são menos indicadas para ambientes onde há circulação de pessoas de idade, crianças e pessoas com problemas de mobilidade. Uma dica para evitar que o tapete “escorregue” é utilizar tiras de fita dupla face no verso da peça, fixando-o no chão.

Agora que já observamos todos os aspectos antes de começar a decoração com tapetes, mãos à obra para escolher aquele que fará toda a diferença no seu cômodo.

Alinhe beleza e funcionalidade

O tapete é um objeto de decoração que além de ornamentar, pode ser útil para resolver alguns pontos críticos na casa. Se você mora em uma residência alugada, pense no tapete como um protetor do piso, evitando arranhões e desbotamento pelo sol. Essa dica, aliás, se aplica para todos os tipos de imóveis, sejam eles próprios ou alugados.

Use o tapete para despertar sensações

Decorar com tapetes também desperta uma sensação de aconchego em casa. Para quem curte uma sala ou um quarto bastante acolhedor, um tapete do tipo Shaggy é ideal. Esta peça é bastante felpuda, o que traz uma ótima sensação de carinho nos pés.

Conheça o material adequado para cada ambiente

Há no mercado uma variedade de formatos e matérias-primas. Os mais famosos são os orientais, em especial os persas. Porém, cada local tem uma padronagem característica como os tapetes indianos, turcos, chineses, entre outros.

Há modelos sintéticos, que são fáceis de higienizar, e os de fibras naturais como os de sisal, perfeitos para áreas externas e para pessoas alérgicas, pois acumulam pouca poeira em suas tramas.

Aproveite os múltiplos usos da decoração com tapetes

Você também pode decorar com tapetes dando a eles um uso diferente do habitual. Que tal expor uma bela peça na parede da sua sala? Essa opção é válida também para quem deseja ter em casa um tapete com valor de mercado.

Para saber mais sobre esse tipo de investimento, procure em antiquários e em lojas de leilão que possuem tapetes com valor histórico e financeiro.

Agora que você está por dentro de como fazer uma decoração com tapetes na sua casa, é só soltar a imaginação e escolher a peça que melhor se encaixa no que você deseja para o seu lar. Aproveite para nos contar como ficou, deixando um comentário no post!

Foto: Showroom Santa Rita House Decor 

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This