Cortina e Persiana – Qual a Diferença?

  • Home
  • Dicas
  • Cortina e Persiana – Qual a Diferença?
Sala estar com cortina e persiana

Você sabe qual a diferença entre cortina e persiana? Pode parecer meio obvio mas este é um tema que confunde até mesmo profissionais da área de arquitetura e decoração.

Neste post vamos tentar explicar de forma que você não tenha mais duvida na hora de escolher. Mas para isso será necessário entender um pouco da história recente da cortina e da persiana a partir do inicio desta confusão.

Vamos lá!

Historia recente da cortina e persiana.

Na década de 70 era muito comum as pessoas terem em casa cortina de tecido tradicional, esta confeccionada por costureiras nas proximidades e em geral de forma artesanal, quando não era confeccionada pela própria dona de casa que adquiria o tecido em lojas especializadas.

Mais ou menos na mesma época era produzida de forma industrializada pelo Persianas Columbia a persiana de alumínio de lamina de 70 mm, a sua cor mais comum era um verde água sendo muito usado em escritórios e repartições publicas.

Até este momento a cortina era produzida de forma artesanal através de costureiras e a persiana era produzida de forma industrializada.

A confusão se forma a partir da década de 90 quando grandes industrias do setor se instalam no Brasil e vendo a preferencia dos consumidores pela cortina em suas residencias deram inicio a produção de persianas em tecido.

A partir deste momento estas industrias tentam se aproximar deste consumidor residencial com o seu produto, assim as persianas fabricadas de tecido são denominadas simplesmente de cortina.

Deste então e até os dias atuais as industrias tem aprimorado o seus processos produtivos, melhorado a qualidade e diversificado o numero de modelos, sendo hoje cerca de 90% do seu portfólio de cortinas e outros 10% de persianas.

Quais são os tipos de cortina e persiana.

Agora já sabemos a origem desta confusão, então é importante saber quais são os tipos de cortina e persiana que podemos encontrar.

Cortina de tecido tradicional

Este é aquele tipo de cortina que era fabricado em casa ou por costureiras próximas as casas, como tudo mudou a cortina tradicional em tecido também mudou.

Com o surgimento da cortina industrializada e vendo a competição pelo consumidor residencial aumentada inicio-se a profissionalização das confecções de cortina, onde era apenas uma costureira em casa hoje somos grandes fabricas.

A principal característica é a grande variedades de modelo e tecidos, podendo inclusive personalizar criando novos modelos de acordo com a solicitação do consumidor.

Pode ser feito em grandes dimensões e em acionamentos motorizados, integrados a automação central ou com controle remoto

Cortina industrializada

A cortina industrializada mada mais é do que a persiana fabricada com tecido de forma padronizada e dentro de um processo de industrial.

Geralmente fabricado por grandes marcas tem como principal característica numero limitado de modelos e tipos tecidos, além da limitação nas suas dimensões.

Pode ter acionamento motorizado e ser integrado a automação central ou com controle remoto.

Persiana

São peças fabricadas com laminas rígidas, não têxteis, podendo ser as tradicionais persianas de alumínio ou as persianas de madeira, resistentes ao sol tem durabilidade de até cinco anos.

Sua principal característica além de ser fabricada em numero limitado de cores e dimensões é que todas elas tem seu recolhimento “para cima”.

Pode ser em acionamentos manuais ou motorizados integráveis na automação central da casa ou por controle remoto.

Agora você já sabe a diferença entre elas, mas isso não significa que você precise escolher somente uma delas, muito pelo contrario, todas tem as suas vantagens e desvantagens, assim continue lendo os nossos posts e saiba como e quando usar cada uma.

E caso precise de ajuda entre em contato com a gente ! Que poderemos lhe ajudar.

Tags:

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Blog Comments

Amei, exatamente o que procurava, obrigada

Que bom que você gostou!!! Nós que agradecemos o seu comentário !!!

Justo o que eu procurava sobre persiana

Justo o que eu procurava sobre. Obrigada!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This