Cortina de tecido – Como acertar na escolha

  • Home
  • Dicas
  • Cortina de tecido – Como acertar na escolha
Cortina de Tecido Sob Medida

Quem nunca ficou em duvida na hora de definir a decoração para a sua casa e a escolha da cortina de tecido não é diferente, afinal são muitas opções. Assim criamos um guia onde você pode se basear para escolher corretamente a melhor opção para seu ambiente.

Cortina de tecido

A cortina de tecido tem fundamental importância na decoração, ocupando em geral um lugar de destaque nos ambientes, além de ser responsável pelo conforto térmico, acústico e proteção solar da residência.

Entenda a sua necessidade

O primeiro passo para um boa escolha é entender as suas necessidades, observe se o ambiente em que pretende colocar a cortina recebe o sol da manhã ou da tarde, e por quanto tempo ele recebe esta insolação, sempre que possível fique atento a estação do ano, a intensidade e a posição do sol altera bastante entre o inverso e o verão.

Outro ponto muito importante é a frequência e o uso, nos ambiente mais usados pelos moradores, prefira tecidos mais leves para permitir a entrada de claridade, e nas áreas intimas da casa tecidos mais pesados para dar privacidade.

Para os dormitórios e home theaters observe a necessidade de escurecimento através de tecidos blackout ou de abafamento do som com tecido mais volumosos.

Escolha a cortina de tecido pela durabilidade

Uma vez entendida a necessidade é hora de pensar na durabilidade da cortina, é comum as pessoas escolherem o tecido somente pela sua aparência pois é a primeira coisa que chama a atenção.

Mas é importante entender a durabilidade do tecido, nem sempre a mais durável é a melhor opção para você!

Cada tecido tem uma composição, podendo ser de fibras naturais, fibras sintéticas ou normalmente de uma composição entre as naturais e as sintéticas.

Tecidos compostos por fibras naturais tem menos durabilidade ao sol e lavagem e melhor absorção de som e capacidade de escurecimento

Já tecidos sintéticos em geral tem maior duração ao sol e a lavagem e menor absorção de som e capacidade de escurecimento.

Agora podemos ir para o próximo passo

Escolha o modelo

O modelo da cortina de tecido influência na aparência final do produto, mas também na sua proteção solar, conforto térmico e acústico, cada modelo tem um franzimento e consequentemente uma quantidade de tecido.

Os principais são:

  • Wave – Formando ondas suaves, com pouco franzimento e de fácil recolhimento indicado para ambientes contemporâneos.
  • Prega Macho – Com pregas achatadas, este modelo tem um aspecto mais formal e elegante, com bastante franzimento mas pouco volume é indicado para ambientes mais requintados.
  • Prega Americana – Modelo tradicional com pregas em forma de gomos e franzimento mediano é indicado para ambientes clássicos

E lembrando, os modelos com mais franzimento dão maior proteção solar e mais conforto acústico.

Acessório de instalação

A cortina não é composta somente de tecido, mas também de trilho ou tubo que a fará abir e fechar!

Caso a sua casa tenha cortineiro não tem erro é só colocar um trilho e problema resolvido.

Agora se a cortina for instalada na parede e o trilho ficar aparente o ideal é usar o trilho varão, este acessório permite que a cortina seja instalada na parede e tem um design parecido com o varão tradicional.

Em ambos os casos a cortina “correrá” muito bem! Mas se preferir comodidade existem trilho motorizados, este trataremos em um outro post!

Com estas informações você pode dar incio a compra da sua cortina de tecido sem medo de errar.

Mas se mesmo assim você tem duvidas, temos um post que pode lhe ajudar, agora se quiser ajuda profissional entre em contato com a Santa Rita House Decor, temos uma equipe de profissionais que poderão lhe orientar na sua escolha!

 

Credito Ambiente e Foto: Arquiteta Aline Facanali / Fotografo Leandro Farchi

 

Tags:

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This