Como usar cores na decoração sem erro? Ajudamos você a entender!

  • Home
  • Dicas
  • Como usar cores na decoração sem erro? Ajudamos você a entender!

Saber usar cores na decoração da sua casa pode fazer toda a diferença. Mas existem certas preocupações que você deve levar em conta na hora de investir nisso. Para facilitar a sua vida no momento de trazer mais cor para a sua vida, preparamos essas ótimas dicas!

As cores refletem a personalidade dos moradores, influenciam no humor, aquecem a casa e têm o poder de deixar os ambientes mais vivos. Não há como negar que elas têm grande influência sobre nós. Por isso, uma escolha errada pode estragar tudo, principalmente na hora de combinar os tons.

Afinal, qual a combinação ideal? Bom, vamos começar pela teoria para você entender como pode usar as cores a seu favor.

Entenda o que é o círculo cromático

O círculo cromático, ou roda de cores, foi representado pela primeira vez em 1666 por Isaac Newton e mostra a representação dos tons percebidos pelo olho humano. Pode puxar da memória quando você estava na escola: as noções de cores foram apresentadas naquela época.

No círculo, você pode ver as primárias (azul, vermelho e amarelo), as secundárias (verde, violeta e laranja) e as terciárias (amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, azul puxado para o roxo, azul esverdeado, vermelho puxado para o roxo e vermelho alaranjado). 

Saiba harmonizar as cores

Depois de entender o que é o círculo de cores, é hora de saber como harmonizar os tons entre si. Para isso, é necessário conhecer quais possíveis combinações podem ser feitas.

A monocromia consiste em usar apenas uma cor, mas em diferentes tonalidades, ou seja, o chamado tom sobre tom. Já a analogia utiliza cores comuns e que aparecem na sequência dentro do círculo. No caso da complementar, as cores são combinadas de acordo com as opostas no círculo. Normalmente, um tom é dominante e o outro é atenuante, como vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e laranja.

Também existe a harmonia de 60º, quando as cores formam a figura de um triângulo, a de 90º, quando elas formam um quadrado, e a harmonia de 120º, quando formam o desenho de um hexágono.

Ficou confuso com tudo isso? Calma, que logo mais tudo fará sentido.

Entenda a diferença entre cores quentes e frias

A temperatura das cores descreve exatamente a posição do tom na roda. Amarelo, vermelho e laranja são considerados cores quentes ou ativas, sendo mais vibrantes e dando uma sensação de vivacidade e intimidade para o ambiente. Já os roxos, verdes e azuis na maioria das vezes são considerados cores frias: perfeitos para acalmar e trazer tranquilidade.

Fique de olho no tamanho dos ambientes

No momento de optar pelas cores das paredes, é importante ter em mente o tamanho do cômodo e isso tem relação direta com as cores quentes e frias.

Por exemplo, as mais quentes, como vermelho e laranja, não são indicadas para lugares pequenos, uma vez que dão a sensação de um espaço ainda menor. Já optar pelas cores frias em locais mais amplos pode deixar tudo mais vazio e dar aquela sensação de que falta alguma coisa.

Divida os cômodos entre macro e micro

Depois de se aprofundar na teoria das cores, chegou a hora de entender como tudo isso funciona na prática. Mas o que é macro e micro? As paredes e os pisos são a base de tudo, ou seja, o macro. 

Já as peças de decoração são o micro. Para quem não quer ousar muito, geralmente é indicado cores neutras para toda a base e o colorido mesmo fica por conta dos objetos, como almofadas, cortinas e quadros.

Há quem goste também de cores mais fortes nas paredes. Neste caso, é recomendado pintar apenas algumas para não ficar pesado. Aqui a dica dos objetos é a oposta: utilize menos cores nos artigos decorativos para trazer uma leveza ao cômodo.

Crie contrastes interessantes

Uma casa baseada em apenas um tom pode ficar bem sem graça. Na hora de escolher as cores para sua residência, o melhor mesmo é pensar nos contrastes. Assim, você consegue dar destaques a alguns objetos e tudo fica bem mais interessante.

O essencial é pensar no equilíbrio para não exagerar. Trazemos algumas ideias para facilitar a sua escolha. Confira:

Cores primárias

Que tal misturar as cores primárias azul e amarelo? O primeiro traz tranquilidade e leveza. Já o amarelo é vibrante, mais quente. A mistura entre esses dois tons primários cria ambientes equilibrados e confortáveis.

Experimente o amarelo nas paredes e o azul em alguns objetos, por exemplo.

Cinza

O cinza é tido como uma cor neutra por ser bem próximo do branco e do preto, por isso é um ótimo coringa na hora de criar contrastes. Você pode utilizá-lo com cores bem vibrantes para misturar a alegria com a seriedade desse tom.

Cores complementares

Como já dissemos acima, as cores complementares são exatamente opostas no círculo cromático. Por serem tão diferentes umas das outras, o ideal é usá-las em pequenas doses e abusar das cores neutras na mistura. Caso contrário, sua vista pode cansar e o ambiente se tornar muito carregado. Um bom exemplo de cores complementares são o verde e o vermelho.

Cores complementares decompostas

Você pode ter adorado o esquema das cores complementares, mas se não é do tipo que gosta de ousar, está aqui uma ótima opção. Para isso, você deve escolher o seu tom de base e, em vez de optar pela cor complementar, escolha os dois tons que estão ao lado desse oposto. Assim, você vai ter um ambiente bem mais equilibrado e suave.

Cores análogas

Como você conheceu neste texto, as cores análogas são as 3 cores em sequência na roda, por exemplo, o vermelho, o roxo e o azul. O segredo para combiná-las é a proporção: escolha uma cor para ser a dominante, outra que complemente a primeira e a última, mais vibrante.

Três cores

A tríade só precisa seguir uma pequena regra: os espaços entre as cores no círculo devem ser iguais, por exemplo, vermelho, azul e amarelo.

Utilizar 3 cores dá um grande contraste. Por isso, é interessante trabalhar essa ideia em quartos mais lúdicos, como os infantis. E tem outra: não use cores triádicas em ambientes próximos um dos outros para evitar a confusão de informações.

Pronto para usar cores na decoração depois dessas dicas? Uma delas deve estar de acordo com suas preferências. E caso você queira mais sugestões para a sua casa, assine nossa newsletter! Você sempre será surpreendido com conteúdos interessantes.

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This