Como usar abajures na decoração? 4 dicas incríveis!

  • Home
  • Dicas
  • Como usar abajures na decoração? 4 dicas incríveis!

A iluminação é fundamental para compor a decoração de um ambiente, pois pode dar a sensação de o cômodo ser mais amplo, mais aconchegante e até destacar pontos estratégicos. Caso seja feita de forma errada, comprometerá todo o projeto decorativo. Além do apelo estético, a luz precisa ser funcional ao ambiente.

É bastante comum surgirem dúvidas a respeito de como usar a luminosidade a favor no décor. Por isso, no artigo de hoje vamos explicar como usar abajures na decoração, apontando suas funções e apresentando 4 dicas incríveis de como equilibrar o ambiente com eles. Acompanhe!

1. Combine o abajur com o restante da decoração

Além de fornecer luz, o acessório também faz parte da decoração. Em visto disso, é essencial que o modelo escolhido não destoe do ambiente. A textura da cúpula deve estar em harmonia com as do cômodo, assim como as cores e o modelo da coluna.

Por exemplo: se a sua sala de estar possui um ar clean, escolha um abajur com a cúpula em tom claro e neutro, com a coluna fina e sem detalhes ou brilhos. Pode, inclusive, ser da mesma cor da cúpula. Existem modelos com a coluna em vidro ou acrílico que ficam lindos e discretos.

No entanto, se você quer chamar atenção para o abajur e quebrar o ar clean do cômodo, opte por um tom escuro ou vibrante da mesma paleta de cores da decoração. Nesse caso, vale utilizar uma coluna mais robusta, cúpula estampada e formato mais arrojado. 

Em quartos infantis e de adolescentes, é possível colocar um abajur temático. Isso traz muita personalidade ao ambiente e os filhos adoram. Há modelos com personagens, heróis, jogos, bichinhos e inúmeros outros tipos divertidos que trarão um charme para o dormitório.

Por ser um acessório bastante versátil, certamente você encontrará modelos que se adequarão perfeitamente ao estilo do seu lar. No entanto, é preciso ficar atento à sua funcionalidade. 

2. Escolha o modelo de acordo com a funcionalidade

Além de combinar com a decoração, é necessário analisar a função que o abajur terá no cômodo. O abajur é um item que serve para complementar a iluminação principal e é essencialmente utilizado para criar ou alterar o clima de um cômodo.

Sendo assim, a escolha deve se basear na funcionalidade que você deseja que ele tenha: proporcionar sensação de aconchego, intimidade e tranquilidade; aumentar a iluminação para a leitura; destacar algum item decorativo; apenar criar um ponto focal ou até mesmo usar a luz difusa para formar sombras interessantes nas paredes.

O tamanho da cúpula e da base deve ser proporcional ao do cômodo e ao do móvel onde ele será colocado. Um abajur largo, quando posicionado em cima de uma mesa estreita, além de visualmente impróprio, pode ser facilmente derrubado por acidente.

Para calcular a altura ideal do abajur, observe o alcance do faixo de luz que sai por baixo da cúpula. Quando a função for auxiliar na leitura, o indicado é que o facho fique na altura do ombro. Dessa forma, os que ficam ao lado de poltronas e camas devem seguir essa indicação. No quarto, escolha um modelo cuja altura seja proporcional ao da cabeceira ou criado-mudo.

Os abajures que ficam ao lado de sofás não podem ofuscar quem está sentado, tampouco criar fadiga visual que acaba causando grande incômodo para a pessoa. Logo, recomenda-se que a luz fique abaixo da linha dos olhos. O mesmo vale para abajures em escrivaninhas, bancadas de estudo ou mesas do home office.

Se é apenas para complementar a iluminação e alterar o clima do ambiente, há opções de modelos de chão. A coluna é alta e não há a necessidade de ficarem sobre algum móvel. Nesse caso, são aconselháveis cúpulas maiores. Se forem de altura média, podem ser posicionados abaixo de quadros para que a luz os destaque ainda mais.

Para os quartos de bebês, o abajur deve ficar longe do berço para que a luz não atrapalhe o sono do seu filho nem incomode seus olhos. A luminosidade deve ser bem fraca, apenas a necessária para garantir conforto e tranquilidade para o pequeno.

Outra dica importante sobre como usar abajures na decoração é analisar se há tomada perto do local onde ele será disposto. Os fios não devem ficar aparecendo ou atrapalhando a circulação de pessoas, pois isso pode causar algum acidente. Portanto, se você deseja colocar abajures ao lado do sofá e este fica no centro do ambiente, será preciso instalar tomadas de chão.

3. Utilize lâmpadas adequadas para cada ambiente

Para que os abajures cumpram sua função, é necessário escolher com cuidado as lâmpadas que serão usadas de acordo com cada ambiente. Isso porque cada peça atenderá a necessidades específicas. Além disso, a luz interfere diretamente na temperatura no local.

Em home office, bancadas de estudo e escrivaninhas, o ideal é usar luz branca, porque auxilia na visibilidade e concentração. Para quartos, o ideal é luz amarelada, pois o tom dourado luminoso gera sensação de relaxamento, aconchego e intimidade, ideal para momentos de descanso. O mesmo vale para as salas de estar, pois são cômodos que pedem essa decoração.

4. Use abajures em lugares incomuns

Dormitórios e salas são os lugares mais comuns para a utilização de abajures. No entanto, vale a pena arriscar e utilizá-los em outros locais. Nos lavabos, ficam lindos quando fornecem luz fria e são de tamanho pequeno.

Em salas de jantar, escolha modelos maiores e com luz amarela. Certamente isso trará um clima exatamente como o cômodo pede: intimista, confortável e requintado. Também valorizará muito sua decoração.

Abajures podem ser usados para iluminar e destacar plantas em jardins de inverno. Para todos esses casos, basta seguir as dicas sobre altura, tipos de lâmpadas e harmonia com o ambiente.

Percebeu como usar abajures na decoração não é tão complicado? É um item bastante versátil, que conta com inúmeros modelos no mercado, e assim é fácil encontrar um que se encaixe bem em qualquer décor. Sendo uma peça-chave, basta atentar para as nossas dicas sobre as composições do cômodo e considerar suas dimensões. Assim, o ambiente ficará ainda mais sofisticado e funcional.

Gostou deste artigo sobre como usar abajures na decoração? Quer mais dicas de como deixar sua casa digna de revista? Então siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook, Instagram e Pinterest.

PROJETO: CRIA ARQUITETURA – FOTO: MIRO MARTINS 

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This