Vou receber hóspedes! Como preparar o quarto de visitas?

  • Home
  • Dicas
  • Vou receber hóspedes! Como preparar o quarto de visitas?
quarto de hóspedes

Se você adora receber visitas e sempre pensa em proporcionar bons momentos aos seus hóspedes, provavelmente já se perguntou qual é a melhor forma de organizar o quarto de hóspedes de sua casa, certo?

Pois saiba que preparamos este post pensando em você! A seguir, explicaremos tudo que você deverá fazer para tornar esse ambiente funcional e acolhedor para os seus amigos e familiares. Continue lendo e confira!

Dê atenção à cama

É muito importante ter colchão e travesseiros adequados, afinal, eles são os itens mais importantes na hora de dormir. Se você ainda não tem bom um colchão para o seu quarto de hóspedes, dê preferência aos modelos de mola ensacada, que são macios, mas estáveis.

A não ser que o seu quarto de hóspedes seja muito pequeno, é sempre melhor optar por uma cama de casal. Além da possibilidade de acomodar duas pessoas, as camas de casal geralmente são muito mais confortáveis que as de solteiro.

Seja como for, não deixe muitos travesseiros e almofadas na cama, mas tenha alguns disponíveis no guarda-roupa, e avise a sua visita sobre eles. Assim, em vez de correr o risco de dar um travesseiro com o qual a pessoa se sinta desconfortável, você a deixa escolher o mais adequado às suas necessidades.

Escolha roupas de cama e banho com cuidado

Para lençóis e cobertores, proceda da mesma forma que com os travesseiros: dê algumas opções e deixe o seu hóspede utilizar o que achar melhor. Essa é uma escolha muito pessoal —algumas pessoas sentem muito calor durante o sono, outras só dormem de edredom, mesmo no verão —, então, é melhor não tentar prevê-la.

Se você recebe ou pretende receber hóspedes com frequência, o ideal é ter fronhas, toalhas e cobre-leitos específicos para que essas pessoas usem. Caso também sejam usados pelos moradores da casa, eles podem ficar com uma aparência gasta rapidamente, ou mesmo ásperos, no caso das toalhas.

Sempre coloque a roupa de cama no mesmo dia em que o seu convidado for chegar e, caso a pessoa vá ficar mais que uma noite, troque tanto as roupas de cama quanto as toalhas a cada dois ou três dias, dependendo do clima.

Preste atenção nas cortinas e tapetes

Se o quarto de hóspedes recebe muita luz natural, é importante ter cortinas bloqueadoras de luminosidade ou persianas, para que os seus convidados possam dormir confortavelmente pela manhã.

Caso você more em uma rua barulhenta, considere comprar cortinas antirruído para todos os quartos, especialmente para o de hóspedes. Suas visitas provavelmente serão mais sensíveis ao barulho do que quem mora na casa, por já estar acostumado.

Quanto aos tapetes, é importante verificar se eles são escorregadios, principalmente aos hospedar pessoas de mais idade, e usar aspirador de pó com frequência. Se tiver hóspedes alérgicos, é melhor remover os tapetes.

Pense nos móveis

O básico é ter uma cama, um guarda-roupa e um criado-mudo, mas, se você quiser oferecer ainda mais comodidade às suas visitas, considere comprar também uma poltrona e uma pequena escrivaninha ou bancada. Elas serão de grande ajuda para estadias mais longas, ou pessoas que precisam estar constantemente fazendo algo relacionado ao trabalho.

Os móveis do quarto de hóspedes devem ser neutros, para que qualquer um possa se sentir à vontade. Mas nem sempre é necessário comprá-los. Eles podem ser itens reformados, ou que você usava em outro ambiente da casa, mas já não combinam com aquela decoração — desde que estejam em bom estado.

Agora, caso o quarto seja pequeno, menos é mais: não coloque móveis que vão comprometer a circulação pelo cômodo.

Não deixe o quarto de hóspedes cheio de objetos

Apesar de o ideal ser deixá-lo fechado quando não está em uso, sabemos que na maioria das casas é normal acabarmos colocando coisas que não têm um lugar definido no quarto de hóspedes.

Se for esse o seu caso, comece a tirar do quarto todos os itens que não forem relevantes para o hóspede, ou seja, aqueles que pertencem a um morador da casa.

Se houver algum objeto que, realmente, não possa ser removido, guarde-o bem, ou deixe-o o mais limpo e organizado possível em um canto discreto do quarto. E não se esqueça de remover cuidadosamente a poeira de tudo que permanecer lá.

Faça uma bela decoração

Não é necessário colocar muitas coisas no quarto para deixá-lo bonito. Um belo quadro na parede, um abajur elegante, uma planta e uma almofada interessante já deixam o ambiente mais agradável e sofisticado.

Você também pode pegar ideias de bons hotéis, como, por exemplo, colocar as toalhas limpas para o seu hóspede enroladas, em vez de dobradas, em uma bandeja ou cestinha.

Para aumentar o aconchego, você ainda poderá deixar um aromatizador de ambientes ou uma vela perfumada no quarto. Esses itens são queridos pela maioria das mulheres e, além de bonitos, são muito relaxantes.

Personalize o ambiente para o seu hóspede

Não é preciso gastar demais para agradar amigos e familiares que você conhece bem. Você pode comprar um sabonete da marca que o seu hóspede gosta, deixar no quarto um tapete para yoga caso vá receber um praticante, ou mesmo acrescentar um item de decoração que é a cara da pessoa.

Se você sabe que seu convidado tem dificuldade em pegar no sono, também é muito gentil deixar alguns livros e revistas por perto.

Coloque ainda uma garrafinha de água no criado-mudo, e tenha disponíveis escovas de dente nunca utilizadas, algodões, cotonetes e outros itens “de banheiro”, caso a pessoa não os tenha trazido consigo.

Por fim, deixar mimos, como chocolatinhos e balas, é uma ótima demonstração de carinho — mas tenha certeza do que sua visita gosta.

Verifique problemas estruturais no quarto

A janela está emperrada? A parede está com algum buraco que solta pó de construção? Uma das tomadas no quarto está com problema? A porta não está trancando? Ninguém espera que a casa de seus anfitriões esteja perfeita, mas, se notar falhas como essas, que comprometem a privacidade, a segurança ou bem-estar do hóspede, corrija-as primeiro.

Caso haja real necessidade de uma estadia antes que esses problemas possam ser resolvidos, avise a pessoa de antemão. Cole um aviso junto ao local problemático, e já comece a pensar em maneiras de minimizar o incômodo do seu convidado.

E aí, gostou do post? Agora, que tal compartilhá-lo com seus amigos para que eles também descubram como ter um quarto de visitas lindo e confortável?

Mariana F. Valério

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário
Share This