Como escolher o papel de parede ideal para sua decoração?

Com inúmeras variedades de estampas, cores, acabamentos e praticidade na instalação, o papel de parede é uma tendência que nunca sai de moda no universo da decoração. Ele é a escolha perfeita para quem deseja mudar um ambiente sem causar os transtornos de uma reforma e contar com versatilidade nas opções.

No entanto, com a enorme quantidade de papéis de parede disponível no mercado, é normal que surjam dúvidas de como escolher o melhor para cada cômodo e, até mesmo, a quantidade que deve ser comprada. Por isso, acompanhe este post e confira algumas dicas para você acertar na compra!

Cuidados para aplicar o papel de parede

Antes de realizar a aplicação do papel, é necessário checar se a parede está lisa, sem buracos ou mesmo problemas com infiltração. Isso é fundamental para garantir sua aparência perfeita e a durabilidade do produto, que permanece intacto por mais de cinco anos.

Local de aplicação e tamanho do ambiente

Com os devidos pré-requisitos tomados, chega a hora de calcular quanto papel de parede precisa ser adquirido para decorar o local. Para isso, você deve saber onde e como quer aplicá-lo, como por exemplo:

Todo o cômodo

Bastante usado em quartos de crianças, ao optar por essa opção é indicado preferir papéis em tons claros e estampas discretas, que deixam o ambiente mais agradável.

Uma parede

Nesse caso, a lógica é trazer um impacto ao visual. Então, é possível destacar a parede com estampas e cores fortes, que trazem personalidade a qualquer cômodo.

Meia parede ou faixa

Para trazer um charme a mais à decoração, uma opção é colocar o papel em apenas metade da parede, ou mesmo uma faixa decorativa no local de sua preferência.

Teto

Quer surpreender a todos com um cômodo diferenciado e bonito? O papel de parede no teto é menos tradicional que as alternativas, mas pode trazer resultados surpreendentes.

Depois de escolher o local de aplicação, será necessário descobrir sua área e dividir pelo tamanho do papel de parede. Geralmente, eles são vendidos por rolo, e você pode calcular quantos são necessários para preencher a superfície desejada.

Se o papel tiver estampas, porém, tenha cuidado: para que os desenhos se encaixem perfeitamente, pode ser preciso comprar a quantidade com sobra.

O melhor papel para cada cômodo

Antes de fazer a compra, você também deve atentar para o material do papel de parede em questão. Em geral, são oferecidos três tipos no mercado:

  • Tradicional: feito de celulose, pode ser limpo com um pano úmido e é indicado para locais secos.
  • Vinílico: produzido com PVC, resistente à luz, possui alta durabilidade e pode ser lavado superficialmente.
  • TNT: tem uma textura semelhante a um tecido. Pode ser higienizado com detergente.

Tendo essas características em mente, fica mais fácil decidir quais se adaptam aos principais cômodos da casa. Confira:

Quartos, salas e home office

Por serem ambientes secos, aceitam bem qualquer tipo de papel de parede. É o melhor local para usar papéis de celulose. Porém, se houver crianças em casa, o vinílico é mais apropriado.

Para a decoração de salas, cores neutras são mais indicadas, por se tratar de um espaço coletivo. Para quartos, o gosto pessoal de cada um pode prevalecer.

Banheiros e cozinha

Nos cômodos com maior contato de água, como o banheiro e a cozinha, é fundamental optar por um papel de parede que resista à umidade. Nesse caso, o vinílico é o material mais usado dentro dessas características.

Os dois locais costumam ser decorados com papel em apenas uma parede, sempre apostando na ousadia das estampas para um resultado surpreendente.

Independente do ambiente e do tipo de papel de parede desejado, os resultados, com certeza, vão agradar. Essa é a melhor forma de renovar a decoração de forma prática e ainda garantindo um visual impactante em qualquer cômodo!

Gostou das dicas para escolher o melhor papel de parede para decorar a sua casa? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This