7 perguntas e respostas sobre cortinas

  • Home
  • Dicas
  • 7 perguntas e respostas sobre cortinas
Quarto com duas camadas de cortinas em voil branco e xale vinho

Sabemos que decorar a casa não é tão fácil quanto parece. Temos que levar em conta vários fatores que anteriormente nem passavam na nossa cabeça. Como usar as cortinas para criar uma proteção conta do sol, acústica, privacidade — tudo para que o ambiente fique mais aconchegante para viver e receber os amigos.

Por isso, usa-las para decoração pode ser uma ótima solução para alguns desses problemas. Respondemos, então, algumas das principais dúvidas que podem surgir na hora de optar por elas. Confira:

1. Qual a diferença entre cortinas e persianas?

A mais notável é que elas são feitas de tecido, enquanto as persianas são feitas de lâminas horizontais ou verticais de vários possíveis materiais, alumínio sendo o mais comum.

No ambiente, elas se diferem também em outros aspectos. Persianas ocupam menos espaço e permitem maior circulação de ar, geralmente utilizadas em banheiros e cozinhas nas formatações mais simples.

Já cortinas podem ser completamente customizáveis para melhor se adequar à decoração de qualquer ambiente, inclusive quartos e salas.

2. Quais as vantagens das cortinas?

Elas dão aquela sensação de elegância, aconchego e leveza ao local, além de serem ótimas aliadas da decoração. A infinidade de possíveis texturas, cores e níveis de transparência também contribuem para determinar o visual do ambiente de uma forma que persianas não fazem.

Isso sem mencionar os diferentes modelos possíveis — tradicional, romana, com xales, pregas, entre outros — que as tornam ainda mais versáteis.

3. Um ambiente com várias janelas deve ter apenas uma cortina ou uma para cada janela?

Depende. Se a distância entre as janelas é maior do que um metro, o ideal é que cada uma tenha suas próprias cortinas. Se for menor, pode ser uma só. No entanto, caso a pessoa opte por uma única cortina, é preciso levar em conta que, durante o dia, a peça poderá ter manchas de sombra nas partes que não cobrem uma abertura.

4. Quando usar a cortina curta, que não vai até o chão?

Cortinas longas são muito mais elegantes e, por esse motivo, são as queridinhas dos decoradores. A recomendação é manter as cortinas curtas apenas para casos excepcionais, quando, por exemplo, há um móvel abaixo da janela.

5. Cortinas longas devem encostar no chão?

Isso depende do seu gosto pessoal. As cortinas que se arrastam no chão sujam mais facilmente e podem rasgar, mas também são um toque final que traz todo um charme para o ambiente. Se a intenção é utilizar as cortinas para decoração, uma solução pode ser fazê-las acabarem apenas alguns centímetros acima do piso.

6. Quais outras funções as cortinas podem ter?

Além de controlarem a iluminação e serem importante parte da decoração, Elas também podem servir como portas de armários (no quarto ou na cozinha) ou até para dividir um ambiente em dois, imitando uma parede.

7. Como comprar cortinas?

Se você se convenceu a usar-las para decoração em casa, entre em contato com a Santa Rita House Decor. Somos especializados em confecção de cortinas, colchas e almofadas sob encomenda de alto padrão para deixar o seu cantinho ainda mais encantador.

Tags:

Mariana F. Valério

Publicidade e Marketing - SRHD

Blog Comments

Justo o que estou precisando, obrigada!

Justo o que preciso, obrigada!!

Justo o que eu procurava sobre. Obrigada!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This